GERAL

Arcebispo de Porto Alegre é eleito presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler é franciscano. Ele ficará à frente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) até 2027
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 24 de abril de 2023

Foto: CNBB/ Divulgação

Dom Jaime assume presidência da CNBB até 2027

Foto: CNBB/ Divulgação

O arcebispo de Porto Alegre, o franciscano dom Jaime Spengler é o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele foi eleito nessa segunda-feira, 24, em Aparecida (SP) na 60ª Assembleia Geral da entidade.

Dom Jaime, que é o atual vice-presidente da CNBB ficará à frente do principal organismo que representa o episcopado da Igreja Católica Romana no Brasil de 2023 a 2027.

Perguntado pelo atual presidente, dom Walmor Oliveira de Azevedo, se aceitaria a função confiada, conforme orienta o Estatuto, dom Jaime respondeu: “Com humildade, simplicidade, temor e tremor, mas sobretudo na fé, em espírito de comunhão e colaboração, sim!”.

Ele foi eleito em terceiro escrutínio, por maioria simples. Sua escolha foi realizada na segunda sessão na manhã e só se tornou pública na parte da tarde em anúncio realizado no início da sessão reservada, no auditório Noé Sotillo, no Santuário Nacional de Aparecida.

Biografia

Dom Jaime Spengler nasceu em 6 de setembro de 1960, em Gaspar (SC). Ingressou na Ordem dos Frades Menores, Franciscanos, no dia 20 de janeiro de 1982 como noviço na cidade de Rodeio (SC).

Em sua trajetória acadêmica, o arcebispo cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR). Os estudos teológicos foram iniciados no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ) e concluídos no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel.

Ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, na sua cidade natal, Dom Jaime ainda fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma e atuou dentro de sua congregação em diversas missões e cidades do país até 2010.

No mesmo ano foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre pelo Papa Bento XVI.

Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 5 de fevereiro de 2011, na paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaspar, e foi pelo então núncio apostólico no Brasil na ocasião, dom Lorenzo Baldisseri. Seu lema episcopal é In Cruce Gloriari (Gloriar-se na Cruz).

Dom Jaime Spengler é arcebispo metropolitano de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, nomeado pelo Papa Francisco. Ele substituiu dom Dadeus Grings.

Comentários