MOVIMENTO

Notas

Publicado em 20 de setembro de 1998

Professor ameaçado no Piauí
A família do presidente do Sindicato dos Professores e Auxiliares da Administração Escolar do Estado do Piauí (Sinpro/PI), Joaquim Gutemberg Teixeira Caldas, está acuada. No último dia 14 de julho, homens armados dispararam quatro tiros contra o carro de Teixeira Caldas e outro na parede de sua casa. Depois do atentando, seguiram-se ameaças por telefone, dizendo que a próxima vítima seria o filho mais novo do sindicalista, de 10 anos.

No dia 6 de agosto, o dirigente do Sinpro/PI enviou correspondência ao presidente da Contee, Augusto César Petta, relatando os fatos. A entidade procurada remeteu um documento às entidades filiadas solicitando que emitissem correspondência ao Secretário de Segurança Pública do Piauí, Juarez Piauiense de Freitas Tapety, para pedir providências. E isso surtiu efeito. O Secretário de Segurança Pública procurou Joaquim Caldas, colocando-se à disposição para encontrar os mandantes. O presidente do Sinpro/PI atribui aos atentados às denuncias que a entidade vêm fazendo a respeito de irregularidades ocorridas em escolas da rede particular daquele estado.

Solidariedade em alta
O 4º Encontro Latino-Americano e Caribenho de Amizade e Solidariedade com Cuba acontecerá de 2 a 6 de novembro. Informações com a agência de viagens Pangea, pelo telefone: 228-8887.

Solidariedade em baixa
O Comitê de Porto Alegre Contra a Fome e a Miséria está passando por dificuldades em função da queda no número de doações, sua única fonte de sustentação. A entidade está instalada na Avenida Júlio de Castilhos, 516. Interessados em contribuir com alimentos e agasalhos podem também entrar em contato com o Comitê pelo telefone (051) 224-0200.

Desemprego assusta
A Central Única dos Trabalhadores do RS (CUT/RS) expôs cerca de 200 out-doors por todo o território gaúcho denunciando o que classifica como “o maior índice de desemprego já registrado no país”. Segundo a entidade, há 800 mil desempregados no Estado.

Encontro da JOC
De 27 a 29 de novembro será realizado o Encontro Nacional da Juventude Operária Católica (JOC) em São Paulo. Informações pelo telefone (051) 222-6192, com Bartolo.

Adolescentes gestantes
Das crianças que nascem no Rio Grande do Sul, 20% são filhas de mães com menos de 19 anos de idade. As secretarias estaduais da Saúde, Educação e Trabalho e Ação Social estão implantando um programa para tentar reverter este quadro. Trata-se do Programa Estadual de Prevenção à Gestação de Adolescentes, que tem a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e que treina professores, profissionais da saúde e assistentes sociais para esclarecer os adolescentes sobre sexualidade.

Reforma Agrária reduz êxodo rural
Onde os assentamentos da reforma agrária prosperam cai o êxodo rural e, em alguns municípios, fazem a população rural crescer. Esta tendência foi verificada numa pesquisa realizada em seis Estados brasileiros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas e das Universidades Federais do Acre, de Sergipe, de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul.

Nobel da Paz 99
A Pastoral da Criança será indicada para receber o Prêmio Nobel da Paz do próximo ano. Considerada a maior organização não-governamental (ONG) do Brasil, a entidade atua em 2.966 municípios, acompanhando 1.291.375 crianças menores de seis anos e 64.102 gestantes. As principais ações da Pastoral da Criança baseiam-se no acompanhamento de peso, reidratação oral, uso de alimentação enriquecedora e noções de higiene. O trabalho envolve 866.376 famílias e é desenvolvido por 103.409 líderes em 27.332 comunidades.

Droga e dependência
Acontece de 8 a 10 de outubro, o 1º Congresso Internacional Multidisciplinar de Droga e dependência, no Centro de Eventos da PUCRS, prédio 10. Informações na secretaria executiva do Congresso – Rua Santo Antônio, 277/Sala 402, Porto Alegre.

Comentários