GERAL

Congresso da Cidade aponta para o futuro

Publicado em 16 de junho de 2000

Mais de 2 mil pessoas discutiram, durante três dias, as propostas para a elaboração do plano plurianual dos próximos quatro anos em Porto Alegre

Um dos principais tópicos aprovados no Congresso da Cidade, realizado entre os dias 26 e 28 de maio, foi a implementação de um novo Plano de Tempo para a cidade. Por esse plano, haveria um reescalonamento de horários do comércio e dos serviços públicos para melhorar o escoamento das vias públicas. Às universidades, por exemplo, seria estabelecida uma seqüência para o ingresso e a saída dos alunos.

Para o prefeito Raul Pont, o Congresso discutiu questões vitais para a população e se transformou – depois de três edições – numa conquista da cidadania. Mais de 2,3 mil pessoas se inscreveram e participaram do Congresso. Entre as questões polêmicas, foi discutida também a abertura do comércio aos domingos. Ela ficou condicionada à negociação e acordo entre o Sindicato dos Comerciários e os lojistas da capital. As demais diretrizes definiram ações prioritárias nas áreas de turismo, desenvolvimento econômico, políticas sociais, desenvolvimento urbano e desenvolvimento ambiental.

As diretrizes aprovadas deverão servir como base para a elaboração do plano plurianual pelo próximo prefeito da capital, que definirá os investimentos para os próximos quatro anos, devendo ser entregue à Câmara de Vereadores até abril do ano que vem.

Comentários