MOVIMENTO

Manifestantes retornam às ruas do Rio Grande do Sul pelo impeachment de Bolsonaro

Milhares de gaúchos se somam à mobilização nacional #19J, novo protesto que também pede vacinação e comida para todos os brasileiros, o auxílio emergencial e é contrário à reforma administrativa (PEC 32)
Por Valéria Ochôa e Igor Sperotto / Publicado em 19 de junho de 2021

Manifestantes retornam às ruas do Rio Grande do Sul pelo impeachment de Bolsonaro

Foto: Igor Sperotto

Em menos de 30 dias do protesto que levou mais de 20 mil trabalhadores e estudantes às ruas de Porto Alegre, o #29M, milhares de pessoas retornam às ruas da capital gaúcha neste sábado, 19, se somando a mobilização nacional #19J, Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro.

“Lamentavelmente, no dia que o Brasil atingiu a marca de meio milhão de mortos pela covid-19”, desabafou o professor Amarildo Cenci, presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT/RS).

O protesto é pelo impeachment do presidente, por mais vacinas contra a covid-19, por comida para todos os brasileiros, por auxílio emergencial.  Também, contra as privatizações e à reforma administrativa, (a PEC 32). “Estamos aqui por emprego, por renda. Estamos aqui em luto por esses 500 mil brasileiros”, reforçou Cenci.

Em Porto Alegre, segundo estimativas dos organizadores, a mobilização reuniu em torno de 30 mil pessoas neste sábado.

O #19J, Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro, foi convocado pelas pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, centrais sindicais, movimentos sociais, estudantis e populares, partidos de esquerda, Fórum Nacional de ONGs e diversas outras organizações do campo e da cidade.

Cresce mobilização

Velas em memória aos mortos pela covid

Foto: Igor Sperotto

Segundo os organizadores, o protesto deste sábado está maior do que o realizado no último 29 de maio. Só no Rio Grande do Sul, mais de 50 cidades agendaram manifestações. Em todo o mais, mais de 300 atos foram marcados.

Em Porto Alegre, participaram da caminhada – do Largo Glênio Peres, ao lado da prefeitura municipal, ao Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa -, professores, estudantes, artistas, aposentados, indígenas e trabalhadores dos mais diferentes segmentos.

“Mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, militantes se agregam nesta luta para acabarmos com o genocídio, mas vamos acabar também com o genocida. Pelo menos dois terços das 500 mil mortes poderiam ter sido evitadas se tivéssemos politicas públicas de defesa e proteção dos brasileiros”, falou o presidente da CUT/RS, no ato no Largo Zumbi dos Palmares. “Estamos aqui reafirmando a esperança, a luta por um Brasil soberano, com justiça. Não vamos deixar às ruas. A rua é parte da esperança de um país melhor”.

Avico:  mais de 30 mil vítimas fatais da covid no RS e meio milhão de vítimas do Brasil em busca de justiça

Foto: Avico

Vítimas pedem justiça

Associação das Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid 19 Brasil (Avico) se uniu na manifestação pelo Fora Bolsonaro. Eles representavam as mais de 30 mil vítimas fatais da covid no RS e meio milhão de vítimas do Brasil em busca de justiça.

No último dia 9 de junho, a Avico protocolou junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação criminal contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por negligência em relação à pandemia.

Atos no interior

Nem a chuva, nem o frio intimidaram os gaúchos que, desde a madrugada deste sábado, 19, realizaram diversas manifestações em mais de 50 cidades no estado. Dentre elas, Caxias do Sul, Lajeado,
Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e São Leopoldo. Faixas e cartazes sinalizavam as mais diferentes bandeiras erguidas no #19J, mas uma delas esteve presente em todos os atos: a do Fora Bolsonaro.

 

 

Comentários