MOVIMENTO

Estudantes indígenas ocupam salão nobre da reitoria da Ufrgs

Ocupação ocorreu no final da tarde desta-quinta-feira, 10, e durou em torno de uma hora. Reitoria se comprometeu a dialogar com a prefeitura de Porto Alegre sobre a criação da Casa do Estudante Indígena
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 10 de março de 2022

Estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e um grupo de apoiadores ocupou no final da tarde desta quinta-feira, 10, o salão nobre da reitoria da Universidade. A mobilização foi mais uma ação para pressionar a reitoria a criar uma casa do estudante específica para os alunos e alunas indígenas.

Após a Universidade se comprometer, por escrito, em dialogar com a prefeitura municipal de Porto Alegre em busca de uma solução para a demanda da comunidade, os manifestantes abandonaram o local. A ocupação durou apenas uma hora.

Segundo a estudante Angélica Kaingang, mestranda em Política Social e Serviço Social da Ufrgs, aconteceu também nessa quinta-feira uma reunião entre os estudantes indígenas, representantes da prefeitura, Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS)  e a  vice-reitora da Ufrgs, Patrícia Pranke.

Está marcada para esta sexta-feira, 11, uma nova reunião entre a Universidade, a prefeitura e o movimento indígena a partir das 15 horas.

No último domingo, 6, estudantes indígenas, em especial mães, ocuparam o antigo prédio da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio de Porto Alegre (Smic), localizado na avenida Osvaldo Aranha, 308, próximo ao Túnel da Conceição. O imóvel que está abandonado há cinco anos foi cedido pela prefeitura de Porto Alegre à Ufrgs. Em fevereiro passado a universidade o devolveu ao município.

Comentários