MOVIMENTO

Movimentos sociais promovem a 45ª Romaria da Terra

Mobilização em Eldorado do Sul reivindica acesso ao pão e à terra, à produção de alimentos saudáveis e a defesa dos territórios
Da Redação / Publicado em 17 de fevereiro de 2023

Foto: Romaria da Terra/ Divulgação

Edição deste ano da Romaria tem como lema “Terra e Pão: em defesa dos territórios e produção da vida”

Foto: Romaria da Terra/ Divulgação

Organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Via Campesina, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Conselho Indigenista Missionário Sul (Cimi), Comissão das Pastorais Sociais e Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), a 45ª Romaria da Terra, que ocorre na terça-feira, 21, tem como lema “Terra e pão: em defesa dos territórios e produção da vida”.

A tradicional Romaria da Terra do RS leva milhares de romeiros e romeiras de diferentes lugares a se encontrarem para relembrar e celebrar os mártires da terra que tombaram defendendo a vida do povo empobrecido.

A programação começa às 7h30min com a recepção aos romeiros na Praça da Matriz na cidade de Eldorado do Sul (RS), a 17 quilômetros de Porto Alegre.

A partir das 9h, os romeiros farão uma caminhada de aproximadamente 3 quilômetros até o Assentamento Integração Gaúcha, onde haverá a Celebração Eucarística às 11h e almoço seguido de apresentações artísticas e expressões populares, às 13h.

Relações com os territórios

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

O lema do encontro “Terra e Pão: em defesa dos territórios e produção da vida”, destaca as diversas relações com o território, como a moradia, o bem viver, a resistência, a soberania e a defesa do meio ambiente, das águas, florestas e da produção. Também simboliza o alimento saudável, livre de agrotóxicos, a vida, a garantia de saúde, educação, sustentabilidade, a comunhão e a solidariedade entre os povos.

“A Romaria da Terra volta seu olhar para a temática da terra e do pão porque o Planeta Terra não é mercadoria, ele é nossa casa comum, é território de todos os povos, precisa ser cuidado com amor e respeito.  A Romaria é feita para reavivar a memória, a fé, a esperança, o cuidado, a solidariedade com os pobres da terra, fortalecer as lutas sociais e melhoria das condições de vida do povo do campo e da cidade”, declara Luiz Antônio Pasinato, da coordenação da Comissão Pastoral da Terra do RS.

Pasinato destaca que o encontro será realizado em um assentamento da Reforma Agrária para expressar a luta e a organização dos movimentos do campo.

Para ele, são muitos os motivos que justificam a realização desse evento de fé, mística e luta pela terra. “O Assentamento Integração Gaúcha possui uma experiência importantíssima de práticas agroecológicas, na produção do arroz agroecológico, frutas e hortaliças que são comercializadas em feiras orgânicas e mercados da região Metropolitana de Porto Alegre. Produzir alimentos de qualidade, livres de agrotóxicos é uma missão que exige opção e vocação dos agricultores e agricultoras camponesas”, afirma.

Comentários