OPINIÃO

O Banrisul à perigo

Adeli Sell / Publicado em 2 de junho de 1998

Clientes xingando funcionários. Gerentes com consulta marcada no médico. Diagnóstico: stress. Funcionário com os nervos à flor da pele, sem saber o que fazer. E o governo de bico calado.

Os clientes da Caixa Econômica Estadual que saudades têm dos velhos e bons tempos. Os funcionários do Banrisul suspiram para voltar a roda da história para trás. Mas a realidade é esta e deve ser enfrentada: o Banrisul está a perigo.

A perigo porque os clientes vão desistir das filas, das contas erradas, dos estornos, das taxas que ninguém sabe de onde vêm, da falta de qualquer benefício por manter uma conta ali. Os bancos privados estão de olho, oferecendo algo melhor.

Os funcionários já estão tirando suas licenças médicas, justas por sinal, porque ninguém agüenta esta loucura na qual transformaram as agências do Banrisul, junto com as da Caixa.

Enquanto isso, o governo do estado gasta uma babilônia de dinheiro do Banrisul em propaganda. Principalmente nas grandes redes. Mas até bem pouco os jornais do interior não tinham páginas de propaganda ao seu dispor, mas agora é ano eleitoral e temos aí o “vale tudo” ao vivo e a cores.

As promessas de dinheiro para os pequenos e médios é pura invenção, porque a burocracia é tal que não tem acesso a ele quem precisa, mas sempre os mesmos apadrinhados.

Mas que se cuide o governo estadual, porque as reações estão começando. Os sindicatos de bancários, a federação, as associações dos direitos dos consumidores estão entrando em ação.

Nós queremos o Banrisul público, inteiro, com bom atendimento e não sucateado, para amanhã não privatizá-lo como foi feito com o Meridional ou liquidado como a Caixa foi.

Isto não é o Rio Grande do Sul, isto é o neoliberalismo. Se depender de nós, não faltaremos com nosso estado e o nosso povo!

* Adeli Sell é professor e vereador pelo PT, presidente da Comissão de Economia da Câmara Municipal de Porto Alegre

Comentários