OPINIÃO

Sobre a desumanização dos nossos corpos

Por Rudson Adriano Rossato da Luz / Publicado em 14 de fevereiro de 2022

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

“Historicamente, a sociedade se organiza a partir da ideia de que alguns humanos são melhores que outros”

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em meio à legítima indignação de uma parcela da sociedade em relação ao assassinato brutal de Moïse Mugenyi, me veio à memória o caso da Dandara Kettley, ocorrido também no mês de fevereiro, mas de 2017. Dandara era uma mulher trans que foi torturada à luz do dia em Fortaleza, por cerca de 45 minutos, antes de ser morta. Há fotos e vídeos do massacre, comprovando que, apesar de algumas pessoas terem acompanhado a situação, nada foi feito.

Mas o que há de semelhante nesses dois tristes e vergonhosos episódios?

Judith Butler discute em suas obras o conceito de “corpo abjeto” (consideremos aqui, a ideia de corpo, como sendo pessoa). Basicamente, os corpos abjetos são aqueles que não se encaixam no padrão socialmente estabelecido (pretos, Lgbtqia+, velhos, gordos, deficientes, estrangeiros…), os quais são, por muitos, considerados como menos humanos, ou até mesmo como não humanos.

Se não são humanos (ou menos humanos), então não há problema em, por exemplo, torturar e matar de maneiras brutais.

Para melhor ilustrar, trago o exemplo do atual governo. Seguidamente ouvimos que é contra os direitos humanos. Mas, se pensarmos a partir da ideia de que uns são mais humanos que outros, ou que alguns nem humanos são, há uma grande defesa por parte do governo daqueles que eles entendem como humanos (e que não é o meu caso, em função de não me enquadrar na norma esperada, em relação à sexualidade).

Essa é a questão: historicamente, a sociedade se organiza a partir da ideia de que alguns humanos são melhores que outros.

Mortes não choradas

Na Idade Antiga, os bárbaros eram os inferiores, os que necessitavam ser dominados. Na Idade Média, os não cristãos, infiéis, hereges, e que deveriam ser convertidos. Na Modernidade, com o descobrimento (sic) das Américas, os povos originários e os negros escravizados eram os inferiores, os não civilizados. Em todos esses casos, o modus operandi era o mesmo: conquistar, subjugar e exterminar o outro, que é inferior.

Atualmente nós, das chamadas “minorias” (que eu prefiro chamar de minorias políticas), somos os novos bárbaros: aqueles que não se enquadram no ideal que a sociedade definiu, e por isso somos minorizados.

Nossas mortes nem sempre são choradas, tampouco motivo para decreto de luto nacional.

Lembremos das 140 pessoas trans mortas em 2021, segundo relatório da Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra) e das 237 pessoas Lgbtqia+ mortas de forma violenta em 2020, de acordo com o Grupo Gay da Bahia.

Lembremos das balas perdidas que encontram corpos pretos no país, do feminicídio, extermínio dos indígenas. As mortes das minorias políticas são cotidianas. E reafirmam que, para alguns, nossas vidas valem menos, porque nem humanos somos considerados.

Já está mais do que na hora de repensarmos a ideia de igualdade, gestada lá no Iluminismo, pois ela é pensada sempre a partir do padrão. Nós não somos iguais, somos todos diferentes! E não há problema nenhum nisso!

Precisamos sim de iguais oportunidades a todos, de igual acesso à educação, saúde, cultura, alimentação, moradia, segurança, emprego… para que assim, possamos existir!

Somos todos humanos, e nossas diferenças não nos tornam mais nem menos humanos, pois essas diferenças só dizem respeito a nós mesmos!


Rudson Adriano Rossato da Luz
 é professor, historiador, mestre em Educação. Design Educacional na Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

Comentários