POLÍTICA

Frente Parlamentar em Defesa do Dmae público é instalada na Assembleia

Iniciativa da deputada Sofia Cavedon, a Frente Parlamentar se soma ao movimento em se somar à luta de Porto Alegre contra a privatização da água, dando repercussão estadual ao tema
Por Redação / Publicado em 11 de maio de 2023
Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do RS contra a privatização do Dmae

Foto Celso Bender-ALRS

A Frente é uma iniciativa da deputada Sofia Cavedon (PT), que presidirá o grupo parlamentar

Foto Celso Bender-ALRS

Em ato realizado nesta quinta-feira, 11, no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre, foi instalada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) a Frente Parlamentar em Defesa do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) Público.

No início da solenidade, Sofia pediu um minuto de silêncio dos participantes em homenagem ao falecimento do ex-prefeito de Porto Alegre, João Antônio Dib. Conforme ela, o ex-prefeito era contra a privatização do Departamento de Água de Porto Alegre.

A Frente Parlamentar, segundo a deputada, é um instrumento que se soma à luta de Porto Alegre contra a privatização do Dmae, dando repercussão estadual ao tema.

“A capital do estado tem impacto no país. Além disso, o manancial de água da Capital está umbilicalmente ligado ao cuidado ambiental do Estado inteiro”, assegurou, “Os 61 anos do Dmae é prova que é possível ter um órgão público com alta capacidade técnica e com capacidade de inclusão, ao socorrer as comunidades mais necessitadas”.

A luta contra a privatização da Corsan, onde um dos palcos é o Parlamento gaúcho, foi lembrada pela parlamentar. “Em muitos debates estamos juntos com o Sindiáguas, a Agapan, com os movimentos sociais. Todos sabem que não dá para transformar em mercadoria a gestão de um bem tão essencial à vida. Talvez o bem estratégico do planeta”, ressaltou.

Sofia Cavedon também avaliou a chamada fragmentação do serviço de acesso à água e os problemas resultantes da privatização do serviço público.

Também se manifestaram a deputada Luciana Genro (Psol); deputado federal Elvino Bohn Gass (PT/RS); a vereadora de Porto Alegre, Abigail Pereira (PCdoB); o ex-presidente do Dmae Guilherme Barbosa; o diretor do Sindicato dos Servidores de Porto Alegre (Simpa), Edson Zonar de Oliveira; a engenheira do DMAE, Sandra Darui; o engenheiro químico do Dmae Marcelo Faccin; e três líderes comunitárias contrárias à privatização do Departamento de Água.

Ao final do ato, o presidente da Associação dos Técnicos de Nível Superior da Prefeitura de Porto Alegre (Astec), Irineu Foschiera, entregou à deputada Sofia Cavedon um documento/manifesto da Associação contra a privatização do Dmae.

Participaram ainda da cerimônia os deputados Pepe Vargas (PT) e Matheus Gomes (PSol).

Comentários