SAÚDE

Governo do estado anuncia 7 mil testes diários para Covid-19

Projeto prevê ampliação da testagem da população para acompanhar evolução da pandemia. Em 24 horas, foram registrados 3,2 mil novos contágios no RS
Por Gilson Camargo / Publicado em 23 de julho de 2020
Depois de boicotar a pesquisa Epicovid-19, Ministério da Saúde firmou parceria com o governo estadual para testagem em massa da população. Na quarta-feira, o ministro militar interino da Saúde esteve em Porto Alegre

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Depois de boicotar a pesquisa Epicovid-19, Ministério da Saúde firmou parceria com o governo estadual para testagem em massa da população. Na quarta-feira, o ministro militar interino da Saúde esteve em Porto Alegre

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governo do estado anunciou nesta quinta-feira, 23, um projeto estratégico para o enfrentamento ao coronavírus no Rio Grande do Sul. O Testar RS pretende ampliar a testagem diária da população gaúcha por meio do exame RT-PCR – que detecta a presença do vírus no organismo. O anúncio ocorreu depois que o Ministério da Saúde retirou o financiamento à pesquisa Epicovid-19, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que mensura os impactos da pandemia na população e orienta as políticas públicas de enfrentamento da pandemia.

Nas últimas semanas, apesar da revisão do risco epidemiológico que reduziu de 18 para oito as regiões em bandeira vermelha, o número de contágios e mortes disparou no estado. Na quarta-feira, profissionais de Saúde cobraram políticas dos governos estaduais para a testagem preventiva dos trabalhadores das unidades de atenção básica e hospitais que estão expostos ao contágio.

De acordo com a última atualização do Painel Coronavírus, feito na quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 24 horas foram registrados 3.258 novos casos em todo o estado, elevando para 53.073 o total de infectados. A média de ocupação de leitos de UTI oscila em 77%, mas há municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre com lotação esgotada, como Viamão, Canoas e Sapucaia do Sul.

TESTES – O projeto de testagem em massa da população é uma iniciativa conjunta da SES e do Ministério da Saúde e será dividida em duas etapas. A proposta é chegar a até 7 mil exames diários a partir da segunda fase. A parceria foi anunciada após reunião do ministro interino da Saúde, general da reserva Eduardo Pazuello, com o governador Eduardo Leite (PSDB) no Palácio Piratini. Ao mesmo tempo que sinaliza apoio às políticas de testagem em massa da população, o Ministério boicota o maior e mais abrangente estudo sobre a prevalência da Covid-19 na população ao não renovar o financiamento de R$ 12 milhões à pesquisa Epicovid-19 Brasil, coordenada pela UFPel.

O objetivo do projeto anunciado por Leite é ampliar a realização de testes e diagnósticos em grandes proporções, permitindo acompanhar melhor a evolução da epidemia e orientando de forma ainda mais objetiva as tomadas de decisões. O lançamento do Testar RS foi feito pelo governador e pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, na transmissão virtual de atualização sobre a pandemia no estado, a partir das 14h, nos perfis oficiais do governo do RS.

Comentários