SAÚDE

Com lotação próxima de 300%, Santa Casa fecha duas emergências

Final de semana registrou maior número de mortes por dia no Estado, elevando para 2.566 os óbitos nos primeiros 14 dias de março
Por Flavio Ilha / Publicado em 14 de março de 2021
Aumenta crise sanitária no Rio Grande do Sul

Foto: Carol Fornasier

Emergência não Covid, localizada no Hospital Dom Vicente Scherer, passou a funcionar com restrição máxima, atendendo exclusivamente pessoas com risco de morte iminente

Foto: Carol Fornasier

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre anunciou no domingo, 14, o fechamento de duas das suas três emergências que atendem pacientes adultos devido à superlotação: a Emergência SUS, localizada no Hospital Santa Clara, e a Emergência Covid, localizada no Hospital Dom Vicente Scherer, registraram índices próximos dos 300%, segundo informação do hospital.

A Emergência não Covid, além disso, também localizada no Hospital Dom Vicente Scherer, passou a funcionar com restrição máxima, atendendo exclusivamente pessoas com risco de morte iminente. As medidas, segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, serão por tempo indeterminado, “a partir da análise constante do cenário assistencial da instituição”.

Situação continua crítica

Mesmo com a decretação da bandeira preta, a situação das Unidades de Tratamento Intensivo em Porto Alegre segue crítica, com um índice de 116% de ocupação e apenas quatro hospitais registrando vagas em suas dependências. Além da Santa Casa, a situação também é grave no Hospital Moinhos de Vento (160,6% de ocupação da UTI), Hospital Ernesto Dornelles (152%), Hospital Femina (150%) e Hospital de Clínicas (118%).

Das 997 vagas em UTIs adultas de Porto Alegre, havia 1.155 pacientes Covid e não Covid em leitos intensivos ou improvisados em unidades de atendimento clínico. Os casos confirmados de Covid-19 chegavam a 831. Somados aos pacientes com diagnóstico positivo aguardando vaga em emergências, o número chega a 1.058 neste domingo.

A estatística coincide com o pico de casos no Rio Grande do Sul, que no sábado, 13, registrou pela primeira vez durante a pandemia mais de 300 mortes em apenas um dia devido à doença. Segundo o boletim da Secretaria Estadual da Saúde, foram 331 óbitos.

Com os dados de domingo, nos 14 primeiros dias de março o volume de mortes chegou a 2.566. O recorde havia sido em dezembro de 2020, com 2.059 óbitos em 31 dias. A média móvel de novos casos também bateu recorde, com mais de 9 mil registros por dia no Estado.

Demissão de Pazuello

O fechamento da emergência da Santa Casa se dá no mesmo dia em que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pediu demissão do cargo alegando motivos de saúde. De acordo com fontes do governo, o ministro não se recuperou totalmente da infecção pelo novo coronavírus e apresenta problemas respiratórios que motivaram seu pedido de demissão.

Oficialmente, o governo não confirma a saída de Pazuello. “O Ministério da Saúde informa que até o presente momento o ministro Eduardo Pazuello segue à frente da Pasta, com sua gestão empenhada nas ações de enfrentamento da pandemia no Brasil”, informou o ministério por meio de nota.

Em outra manifestação oficial, Pazuello disse que não está doente, não pediu demissão e que vai entregar o cargo se o presidente Jair Bolsonaro solicitar. O ministro marcou uma entrevista coletiva para a tarde da segunda-feira (15), quando fará um balanço de sua atuação no combate à pandemia.

Carreata contra medidas de restrição

Ainda durante o domingo, críticos do distanciamento social saíram às ruas de Porto Alegre em carreata para protestar contra a adoção das medidas de restrição – apesar do aumento no número de casos e de mortes por covid-19. Cerca de 100 veículos participaram do ato. Os manifestantes promoveram um buzinaço e colocaram bandeiras do Brasil nos carros.

Os manifestantes saíram em carreata do Monumento ao Laçador, na avenida dos Estados, na zona Norte da Capital, e chegaram na região do Parcão por volta das 10h.

Comentários