SAÚDE

Todas as regiões seguem em bandeira preta no RS

Ao completar 50 semanas do modelo de Distanciamento Controlado, o Rio Grande do Sul segue pela oitava semana na bandeira preta, o nível mais grave
Da Redação / Publicado em 16 de abril de 2021
Como a ocupação hospitalar ainda está próxima a 90%, o Estado segue com pressão sobre o sistema de saúde gaúcho – por isso, o Gabinete de Crise segue com cautela para atender a pedidos de mudanças nos protocolos do Distanciamento Controlado nesta semana

Foto: Agência Brasil

Como a ocupação hospitalar ainda está próxima a 90%, o estado segue com pressão sobre o sistema de saúde gaúcho – por isso, o Gabinete de Crise segue com cautela para atender a pedidos de mudanças nos protocolos do Distanciamento Controlado nesta semana

Foto: Agência Brasil

Criado pelo governo do Estado, segundo ele próprio, para que pudessem ser aplicadas “restrições necessárias de enfrentamento à pandemia na proporção, no local e no momento adequados”, o modelo de Distanciamento Controlado completou, nesta sexta-feira, 16, sua 50ª rodada. O RS foi om primeiro a adotar a metodologia.

Apesar de melhorias em alguns indicadores, o Rio Grande do Sul chega à marca sem muito a comemorar: as 21 regiões Covid permanecem em bandeira preta pela oitava semana consecutiva – nível de risco mais grave do Distanciamento Controlado.

O RS está todo preto desde a 43ª rodada (27/2 a 8/3), quando foi criada a salvaguarda estadual que garante a aplicação automática da bandeira mais grave a todas as regiões quando a capacidade hospitalar está próxima do limite.

Como há risco de as equipes de saúde estarem sobrecarregadas e de haver atraso no preenchimento dos dados, o Gabinete de Crise determinou que quando a razão de leitos livres de UTI sobre leitos ocupados por Covid em UTI estiver menor ou igual a 0,35 a nível estadual, a salvaguarda será acionada, e se sobrepõe à média ponderada dos indicadores regionais.

No cálculo desta 50ª rodada, por exemplo, o RS estava com 333 leitos de UTI livres e 2.096 pacientes confirmados covid-19 em UTI, alcançando índice de 0,16 – ainda abaixo da régua da salvaguarda. Ainda assim, o número está melhor do que na rodada anterior, quando foi de 0,06.

A ocupação hospitalar segue em torno de 90%

Como a ocupação hospitalar ainda está próxima a 90%, o estado segue com pressão sobre o sistema de saúde gaúcho – por isso, o Gabinete de Crise segue com cautela para atender a pedidos de mudanças nos protocolos do Distanciamento Controlado nesta semana.

Segundo a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o cenário ainda é de risco altíssimo, como mostra o mapa todo preto do Distanciamento Controlado pela oitava semana consecutiva. “Se cada um não fizer a sua parte, o Estado ser cuidadoso ao liberar as atividades, os municípios serem rigorosos na fiscalização e os estabelecimentos e as próprias pessoas respeitarem os protocolos da sua cidade, além dos protocolos obrigatórios, como uso de máscara, evitar aglomeração e fazer a higienização constante, mais tempo ficaremos sob as restrições de distanciamento”, apontou Arita.

Segundo a secretária, para que o Estado possa seguir gradualmente liberando as atividades, é fundamental que as prefeituras atualizem e atendam aos critérios exigidos pelo Estado nos planos de fiscalização municipais. Até agora, o governo já recebeu 431 planos, mas muitos deles não atenderam na íntegra os requisitos e estão sendo devolvidos para que seja feita a complementação.

“É de suma importância que as prefeituras ampliem suas equipes de agentes de fiscalização e aperfeiçoem esse trabalho, principalmente porque há uma redução da velocidade de queda nas internações no Estado. Para que a gente não tenha de voltar a adotar medidas mais restritivas, como suspender a cogestão e fechar atividades, é fundamental que os municípios façam esse trabalho, para o qual o governo é parceiro tanto com apoio técnico e operacional, como com recursos para contratação de profissionais”, acrescentou Arita.

Internações diminuem mas lotação permanece

Nesta 50ª rodada, houve nova redução nos números de pacientes confirmados com Covid-19 em leitos clínicos (-11%) e em UTI (-10%), comparativamente à semana anterior. O número de registros de óbito também reduziu, caindo 14% no período.

No entanto, o Boletim de Hospitalizações RS, atualizado diariamente pelo Comitê de Dados, nesta sexta-feira (16/4), mostra que há uma desaceleração na queda de internações no Estado em leitos clínicos. A variação de pacientes confirmados com Covid na semana retrasada foi de -21,4%, na semana anterior de -,18,3% e, nesta semana, de -10,8%. Enquanto no dia 5 de fevereiro havia 1.329 pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 em leitos clínicos, nesta sexta (16/4), são 3.106 internados, ou seja, 2,3 vezes a mais que no início do ciclo.

Ainda conforme o Comitê, o total de pacientes confirmados e suspeitos em UTI chegou ao pico de internados no dia 21 (2.771), mantendo-se com relativa estabilidade até o dia 27 de março, quando iniciou-se um processo de redução. Nesta sexta (16), a taxa de ocupação de leitos UTI em geral estava em 88,5%, sendo 2.168 pacientes confirmados ou suspeitos para Covid-19 e 824 pacientes não Covid.

Somando o total de pacientes confirmados e suspeitos em leitos clínicos e UTI, o RS ainda está com quase duas vezes mais internados do que nos picos anteriores. “Nos últimos dias, houve desaceleração do ritmo de queda no número de internados em leitos clínicos. Mantém-se alerta, pois qualquer reversão do processo de queda passará antes por uma desaceleração, e, dada a continuidade da alta pressão sobre o sistema hospitalar, ainda não há espaço para nova elevação a partir do patamar atual”, aponta balanço do Comitê de Dados.

Mapa da 50ª rodada

Arte: Governo do RS/Divulgação

Arte: Governo do RS/Divulgação

O mapa divulgado nesta sexta (16/4) já é definitivo, com validade até 26 de abril, ou seja, não há possibilidade de envio de pedidos de reconsideração à classificação, devido à gravidade do cenário.

Também segue suspensa a Regra 0-0, a partir da qual municípios sem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias poderiam adotar protocolos de bandeira imediatamente inferior.

A cogestão regional, por sua vez, está permitida. Atualmente, todas as 21 regiões aderiram à gestão compartilhada e podem utilizar protocolos próprios até o limite de restrições da bandeira vermelha – não podendo ser mais flexíveis que isso.

• Clique aqui e acesse a nota técnica com as justificativas de classificações das regiões.

DESTAQUES DA 50ª RODADA
• número de novos registros semanais de hospitalizações confirmadas com Covid-19 reduziu 21% entre as duas últimas semanas (2.718 para 2.156);
• número de internados em UTI por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) reduziu 9% no Estado entre as duas últimas quintas-feiras (2.452 para 2.226);
• número de internados em leitos clínicos com Covid no RS reduziu 11% entre as duas últimas quintas-feiras (3.048 para 2.723);
• número de internados em leitos de UTI com Covid no RS reduziu 10% entre as duas últimas quintas-feiras (2.341 para 2.096);
• número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid-19 aumentou 125% entre as duas últimas quintas-feiras (148 para 333);
• número de casos ativos reduziu 23% no período (de 50.111 para 38.676);
• número de registros de óbito por Covid reduziu 14% entre as duas últimas quintas-feiras (de 1.475 para 1.256).

COMPARATIVO ENTRE 18/3 E 15/4
• número de novos registros semanais de hospitalizações confirmadas com Covid-19 reduziu 32% entre as duas últimas semanas (3.157 para 2.156);
• número de internados em UTI por SRAG reduziu 20% no Estado no período (2.782 para 2.226);
• número de internados em leitos clínicos com Covid-19 reduziu 49% no período (5.315 para 2.723);
• número de internados em leitos de UTI com Covid-19 reduziu 20% no período (2.633 para 2.096);
• número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid-19 voltou a ser positivo; no agregado do Estado, passou-se de um déficit de 299 leitos para 333 leitos livres;
• número de casos ativos reduziu 62% no período (de 101.649 para 38.676);
• número de óbitos por Covid acumulados em sete dias reduziu 28% no período (de 1.754 para 1.265).

Clique aqui e acesse o levantamento completo da 50ª semana do Distanciamento Controlado.

Comentários