SAÚDE

Região de Pelotas tem aumento de contágio por covid-19

Municípios da Zona Sul apresentaram 158,8 novos casos por 100 mil habitantes após cinco semanas sem alterações no sistema de monitoramento da pandemia
Da Redação / Publicado em 23 de setembro de 2021

Foto: Rodrigo Chagas/ Prefeitura de Pelotas

Em drive trhru, equipes de saúde de Pelotas aplicam a terceira dose da vacina em idosos de 70 anos e pessoas com imunodepressão

Foto: Rodrigo Chagas/ Prefeitura de Pelotas

Após cinco semanas consecutivas sem alterações no sistema 3As de monitoramento da pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul, o gabinete de crise do governo gaúcho emitiu no final da tarde de quarta-feira novo Aviso para a região de Pelotas (R21).

O Aviso é o primeiro passo do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o governo do Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul.

Segundo os técnicos do GT Saúde, o aumento contínuo de casos de Covid-19 na região de Pelotas, que lidera esse indicador, com quase o dobro da média estadual, justifica este novo Aviso.

Foram registrados 158,8 novos casos por 100 mil habitantes na R21, enquanto que a média estadual no mesmo período foi de 83,4 casos por 100 mil habitantes. A esse aumento, soma-se o fato de a região ter a quarta menor taxa de imunizados, totalizando 39,3% da população com o esquema vacinal completo, enquanto a proporção no RS é de 44,3%.

“Mesmo com a ampliação da população gaúcha vacinada e a estabilização do cenário da pandemia no Estado de forma geral, reforçamos o lembrete feito sempre pelo GT Saúde de que a pandemia não acabou e de que precisamos seguir respeitando os protocolos, especialmente em relação ao uso da máscara e a higienização constante das mãos”, disse o vice-governador.

De acordo com a última atualização da Secretaria Estadual da Saúde, o RS tem 1.430.461 casos confirmados de covid-19, 34.661 óbitos e taxa de 57,9% de ocupação de leitos em UTI.

Vacinação de adolescentes

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Secretaria da Saúde da capital começou a imunizar jovens no dia 16 e ampliou para 12 anos ou mais nesta quinta-feira

Foto: Cristine Rochol/PMPA

O governo federal fez mais um recuo na quarta-feira em relação à vacinação de adolescentes, depois de ter anunciado que a imunização deveria ser restrita a jovens com comorbidades devido a suspeitas infundadas em relação a efeitos colaterais das vacinas na população dos 12 aos 17 anos

O Ministério da Saúde voltou a liberar a vacinação para todos os jovens dessas faixas etárias depois que o comitê formado por representantes do ministério, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmaram que a morte de uma jovem de 16 anos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, não está relacionada com a vacinação contra o coronavírus.

A Secretaria da Saúde (SES), o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) já haviam anunciado que a vacinação de todos os jovens até 17 anos seria mantida no estado.

A proposta aprovada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite com a representação dos municípios foi de destinar 350 mil doses da remessa que chegou ao estado na quarta-feira para as primeiras doses em adolescentes, incluindo cerca de 165 mil de vacinas da Pfizer para cobrir a totalidade da faixa dos 17 anos e 58% da faixa dos 16 anos.

Essas idades podem variar de cidade para cidade conforme o avanço da campanha e a disponibilidade de doses.

“Importante destacar que só a Pfizer está autorizada para os adolescentes, e somente vacinas dessa marca estão sendo distribuídas para esse público”, alertou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Em Porto Alegre, a prefeitura ampliou a faixa etária da vacinação contra a covid-19 para todas as pessoas com 12 anos ou mais nesta quinta-feira, 23.

Comentários