SAÚDE

Planos de saúde terão de cobrir mais dois tipos de câncer

Esta é a segunda atualização da lista de coberturas obrigatórias feita neste ano e determina que os planos terão de cobrir tratamentos contra câncer de ovário e de próstata específicos
Por César Fraga / Publicado em 23 de maio de 2023

Planos de saúde terão de cobrir dois novos tipos de câncer

Foto: Reprodução / TV Brasil

Foto: Reprodução / TV Brasil

Conforme decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) os planos de saúde passam a ter de garantir a cobertura de dois novos tratamentos contra o câncer no país. A decisão foi tomada pela Diretoria Colegiada da agência em reunião no dia 2 de maio deste ano. A resolução já foi publicada no Diário Oficial da União e abrange todas as empresas do setor.

Esta é a segunda atualização da lista de coberturas obrigatórias feita neste ano e determina que os planos  terão de cobrir tratamentos contra o câncer de ovário (olaparibe em combinação com bevacizumabe) e contra o câncer de próstata metastático (darolutamida em combinação com docetaxel).

A resolução também prevê cobertura para o teste genérico de deficiência de recombinação homóloga, usado para diagnosticar as pacientes elegíveis ao tratamento com a associação olaparibe e bevacizumabe.

Em fevereiro deste ano, a ANS já havia determinado a incorporação de quatro tratamentos ao rol de procedimentos obrigatórios aos planos: onasemnogeno abeparvoveque (para bebês com atrofia muscular espinhal), dupilumabe (para adultos com dermatite atópica grave), zanubrutinibe (para adultos com linfoma de células do manto) e romosozumabe (para mulheres idosas com osteoporose na pós-menopausa).

As duas maiores causas de morte no País são as doenças cardiovasculares e o câncer. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) projeta mais de 704 mil novos casos de câncer por ano, e que em 2030 o câncer pode superar o número de óbitos das doenças cardiovasculares, a principal causa atualmente.

Comentários