SAÚDE

Conab e GHC selam parceria para viabilizar cozinhas solidárias

As cozinhas solidárias funcionarão nas 12 UBS's administradas pelo GHC, a maioria na Zona Norte, região onde há o maior número de população em insegurança alimentar na Capital
Por César Fraga / Publicado em 9 de abril de 2024
Conab e GHC criam parceria para viabilizar cozinhas solidárias

Foto: Catiana de Medeiros/Conab

O presidente da Conab, Edegar Pretto, e o presidente do GHC, Gilberto Barichello, ao centro, avançaram avançaram nas tratativas para a instalação de Cozinhas Solidárias em 12 unidades do GHC

Foto: Catiana de Medeiros/Conab

Foi selada uma parceria entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) para levar comida a pessoas em situação de vulnerabilidade na Zona Norte de Porto Alegre . O acordo foi selado em reunião na manhã de sexta-feira, 5, no GHC). Conforme dados da Prefeitura da capital referentes às  inscrições no CadÚnico, Porto Alegre no período 2022-2023 já tinha mais de 75 mil famílias em extrema pobreza e em situação de insegurança alimentar. Segundo Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), medida pelo IBGE, a Capital dos gaúchos, em 2021, já ultrapassava as 200 mil pessoas passando fome.

Na ocasião, o presidente da Conab, Edegar Pretto, e o presidente do GHC, Gilberto Barichello, avançaram nas tratativas para para a instalação de Cozinhas Solidárias, que irão atender usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Grupo Hospitalar Conceição. Hoje, são 12 UBS’s administradas pelo GHC, a maioria na Zona Norte, região onde há o maior número de população em insegurança alimentar na Capital.

“50% da comida comprada pelo GHC já é feita através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), direto da agricultura familiar. Agora, queremos levar essa política para as Unidades Básicas de Saúde do GHC, com as Cozinhas Solidárias. Nós queremos trabalhar com rapidez. Essa ação coloca em prática o conceito ampliado de saúde, que tem na alimentação um de seus principais aliados para reduzir o número de pessoas doentes”, disse o presidente Edegar Pretto.

As Cozinhas Solidárias são abastecidas com comida adquirida pelo PAA, operacionalizado pela Conab, que compra o alimento direto de entidades da agricultura familiar.

 

 

Comentários