AMBIENTE

Guaíba transborda e prefeitura da capital mantém comportas fechadas

Em vários pontos do cais e das margens houve transbordamento, encobrindo trechos no entorno do Guaíba e do caminho da orla
Por César Fraga / Publicado em 27 de setembro de 2023
Guaíba transborda e prefeitura mantém comportas fechadas

Foto: Giulian Serafim/PMPA

Região das ilhas foi a primeira a ser afetada, com mais de 400 pessoas desalojadas entre Eldorado do Sul e Porto Alegre

Foto: Giulian Serafim/PMPA

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre divulgou na manhã desta quarta-feira, 27, que o sistema de contenção do Lago Guaíba foi totalmente fechado na noite da terça-feira, 26 e que permanecerá ativado pelo menos até o final do dia em decorrência da elevação das águas. A régua instalada no Cais Mauá atingiu a marca de 2,9 metros no início desta manhã – ficando a 10 centímetros da cota de inundação. Em nova medição, no final da manhã já havia passado 17 cm da cota.

Mesmo com as comportas fechadas, em vários pontos do cais e do entorno no Guaíba houve transbordamento para além das margem, encobrindo trechos do caminho da orla, áreas de lazer e Avenida Mauá. O calçadão de Ipanema também foi atingido. A MetSul Meteorologia também não descarta o alagamento na região.

As comportas começaram a ser ativadas na segunda-feira. No caso dos portões que costumam ficar fechados, o reforço se deu a partir de sacos de areia posicionados pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O órgão segue monitorando a situação das áreas ribeirinhas.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo comunicou que um cadáver foi encontrado no trecho 1 da Orla pela manhã. Ainda não foi divulgado se o óbito ocorreu na capital ou o corpo foi arrastado de outra localidade pela correnteza para as margens na capital.

Os agentes da Defesa Civil estão de prontidão para atendimentos de emergência e darão sequência às ações preventivas, nas áreas de risco, nesta quarta-feira. O órgão renovou o alerta para inundações, em vigor desde o dia 18, e monitora o risco de deslizamentos de encostas até a próxima sexta-feira.

Já no começo da semana, com a elevação dos níveis do Guaíba a água invadiu ruas, avenidas e casas na região das ilhas, em Porto Alegre. Em Eldorado do Sul, não foi diferente. Mais de 400 pessoas ficaram desalojadas nos últimos dias por conta do transbordamento nos dois municípios. Nesta quarta, a Prefeitura de Porto Alegre pediu ajuda ao Exército para regatar moradores ainda ilhados.

Acolhimento – Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 117 pessoas estão acolhidas em abrigos na Capital. Destas, 37 estão na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros; 32 na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada; e 48 são indígenas residentes do bairro Lami abrigados no Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga.

Mobilidade – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou, até às 6h desta quarta-feira, 10 pontos de bloqueio total por acúmulo de água em Porto Alegre.

Saúde – O ônibus Fique Sabendo será estacionado próximo à Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, para atendimentos nesta quarta-feira. Os profissionais seguem mobilizados na assistência à população afetada pela cheia do Guaíba.

Monitoramento – A sala de situação do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) acompanha a evolução das demandas relacionadas ao clima em Porto Alegre. Atualizações em tempo real podem ser obtidas no Twitter do Ceic-POA.

Emergências – Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Os serviços da prefeitura podem ser solicitados por meio do sistema 156 (telefone, site e aplicativo).

Leia também:

RS em alerta e moradores de encostas são orientados a deixar residências em Porto Alegre

Calor e chuvas: eventos climáticos extremos serão cada vez mais frequentes

 

 

Comentários