CULTURA

Fotografias para Salvar será inaugurada na Ecarta

Mostra reúne imagens doadas por 150 fotógrafos para o projeto POA150Fotos. Os trabalhos estão sendo vendidos para arrecadar recursos para assistência a comunidades vulneráveis
Da Edimar Blazina / Publicado em 2 de junho de 2020
Obra Riversick integra a mostra em exibição na Ecarta de 9 de junho a 12 de julho

Foto: Raphael Alves

Obra Riversick integra a mostra em exibição na Ecarta de 9 de junho a 12 de julho

Foto: Raphael Alves

A Galeria Ecarta, de Porto Alegre (RS), apresenta a partir do dia 9 de junho a mostra Fotografias para Salvar. São imagens doadas por 150 fotógrafos para o projeto POA150FOTOS, criado para arrecadar recursos financeiros para auxiliar comunidades carentes da Região Metropolitana da capital gaúcha durante a pandemia do novo coronavírus.

“A pandemia do novo coronavírus deixou as pessoas vendo tudo pela janela de suas casas, em isolamento social. Paisagens, parques e esculturas das cidades ficaram apenas na lembrança ou em fotos destes locais. O POA150FOTOS, propõe reviver esses lugares em belas imagens captadas por fotógrafos especialmente convidados, com a possibilidade do público, além de apreciar, ajudar quem mais precisa”, explica o fotógrafo Pedro Braga, que criou o projeto.

Os artistas participantes foram indicados por um grupo convidado de curadores de instituições apoiadoras do projeto, como a Fundação Iberê, Museu de Arte Contemporânea do RS, Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS, Instituto Ling, Galeria Mascate, Barraco Cultural, Fluxo Escola de Fotografia e Cinema, Fundação Ecarta, Festival FestFoto e Galeria Modoo.

Arte e solidariedade

“Este é um projeto em que todos ganham”, afirma o fotógrafo Igor Sperotto, um dos curadores do projeto e da mostra. Para ele, chama a atenção a mobilização e o rápido aceite de todos os fotógrafos convidados e a receptividade do público.”Inicialmente, a venda das obras duraria apenas 15 dias e encerraria em 3 de junho, mas devido ao bom retorno e ao crescente interesse do público, foi estendida até o dia 19 desse mês”, explica Sperotto. Segundo ele, muitas das imagens expostas custariam alguns milhares de reais, se expostas em uma galeria comercial, mas podem ser adquiridas por um preço baixo e ainda com uma função social.

Toda arrecadação com as vendas será revertida para dois projetos sociais: o Solidariedade Pandemia Ufrgs, coletivo de docentes da Universidade criado para atender a mais de dez comunidades vulneráveis e instituições da cidade que dão suporte à população LGBTQI+, quilombolas, associações de vilas e comunidades indígenas que estão em situação vulnerável; e o projeto Nós por Nós Solidariedade, coletivo independente criado para dar assistência aos moradores do bairro Cohab de Porto Alegre.

SERVIÇO
Fotografias para Salvar estará aberta para visitação seguindo as orientações governamentais de proteção à covid-19 (uso de máscara, distância de dois metros entre as pessoas e uso de álcool gel na entrada).
Visitação: até 12 de julho, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h; sábado e domingo, das 10h às 17h.
Local: Galeria Ecarta – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre, RS

Comentários