CULTURA

Quadro Amarelo, a escrita criativa on-line

O escritor e professor de Literatura Luiz Antonio de Assis Brasil e o jornalista e escritor Jéferson Assumção ministram oficinas de escrita criativa na web
Por Marcello Menna Barreto / Publicado em 24 de junho de 2020

Foto: Quadro Amarelo/ Divulgação

Foto: Quadro Amarelo/ Divulgação

Depois de 35 anos de face a face, olho-no-olho, o escritor e professor de Literatura Luiz Antonio de Assis Brasil se soma ao jornalista e escritor Jéferson Assumção para oferecer oficinas de escrita criativa de forma on-line. Trata-se da recém-criada Quadro Amarelo – Plataforma de Escrita Criativa, lançada em março deste ano em parceria com a TAG Livros.

Assis Brasil e Assumção modelaram as 40 aulas da primeira incursão das oficinas no ambiente web. O plano foi elaborado para abarcar os níveis básico e intermediário, em 28 aulas conduzidas por Assumção. Assis Brasil, que ainda integra a equipe da plataforma como supervisor, se encarrega do nível avançado em 12 aulas.

Escrita para pessoas criativas aborda o fundamento da escrita, a origem da narrativa, os vários tipos de estruturas e o personagem de ficção. Personagem, aliás, que é uma especialidade de Assis Brasil. “A personagem é tudo num romance. Nem tanto no conto contemporâneo, em que mais importa o fato do que a personagem, mas quanto ao romance, é a personagem que o ‘provoca’ e, num segundo plano, dá um sentido a ele”, antecipa.

“Nesses 35 anos, o Assis Brasil gerou todo um ambiente de escrita criativa em Porto Alegre. O que fizemos agora foi colocar isso na rede de maneira organizada”, explica Assumção. A ideia é que o projeto ganhe outras temporadas, cada uma delas com dois autores, professores e escritores, aumentando a diversidade e abordagem.

É fato que, apesar de Assis Brasil modestamente referir que foi antecedido “por algumas desbravadoras iniciativas como a de Lígia Averbuck”, seu trabalho é pioneiro no Brasil. Uma história que remonta a 1985, quando o professor instituiu a Oficina de Criação Literária do Curso de Pós-graduação em Letras da Faculdade de Letras da PUCRS.

Entre os mais de 800 alunos que já frequentaram suas oficinas, alguns dos mais importantes nomes da literatura contemporânea brasileira, como Carol Bensimon, Prêmio Jabuti 2018 de Melhor Romance com O Clube dos Jardineiros de Fumaça (Cia. das Letras); e Daniel Galera, um dos precursores do uso da internet para a literatura.

Para Jéferson Assumção, Assis Brasil “é o maior formador de escritores do Brasil”. Com a bagagem de quem foi coordenador-geral e diretor de Livro, Leitura e Literatura quando ainda existia o Ministério da Cultura do Brasil (MinC), Assumção lembra outros pupilos de Assis Brasil e sua importância. “Michel Laub, Paulo Scott – são muitos – Cintia Moscovich, Amílcar Bettega. Todos esses com prêmios nacionais e presença internacional”, enumera.

“Sou um homem aberto às novas tecnologias, quando vêm para melhorar a nossa vida. Se pensarmos bem, o meio digital também permite um olho-no-olho e uma boa interação. Claro, alguns elementos sensoriais ficam de fora, mas é o pequeno preço que se paga. E, de certo modo, os próprios alunos estão aceitando bem, até porque pertencem a uma geração que nasceu dominando a informática”, reflete Assis Brasil.

Em gravações de alta qualidade para celulares, computadores e tablets, os alunos ainda têm a opção de montar o seu curso e podem acessar a plataforma a qualquer momento no período de um ano. No final, mediante uma interação mínima de 75%, um certificado é concedido aos participantes.

Comentários