CULTURA

El Rojo Orgulloso traz amizade e tolerância para a Feira do Livro de Porto Alegre

Obra é uma celebração das culturas brasileira e uruguaia. Lançamento acontece no domingo, 6, na Sala Moacyr Scliar - Espaço Cultural dos Correios
Douglas Glier Schütz / Publicado em 4 de novembro de 2022
El Rojo Orgulloso é a primeira publicação de Alejandra González

Ilustração: Daniel Kondo/Divulgação

El rojo orgulloso marca o lançamento do catálogo infantil da Editorial Morisqueta na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre

Ilustração: Daniel Kondo/Divulgação

As cores fazem parte do ideário infantil e em El Rojo Orgulloso, a escritora uruguaia Alejandra González se utiliza delas para contar uma história de tolerância, amizade e respeito.

De acordo com Leonardo Noguez, diretor da Editorial Morisqueta, o livro “homenageia dois dos maiores ícones das artes plásticas: Tarsila do Amaral e Joaquin Torres Garcia. Ele também nos ensina que podemos conviver harmoniosamente entre todos nós, com nossas particularidades e talentos”.

O lançamento ocorre no próximo domingo, 6, às 14h, na Sala Moacyr Scliar – Espaço Cultural dos Correios, com entrada pela Travessa Sepúlveda.

No Circo dos Mafagafos, às 14h, será realizado um bate-papo com a autora e o ilustrador, Daniel Kondo, e às 14h30, uma oficina de pintura e construção do Disco de Newton.

Logo depois, às 16h, haverá uma sessão de autógrafos na Praça de Autógrafos. E, ainda, o público poderá conferir a exposição das obras do livro, das 10h às 20h, na Sala Moacyr Scliar – Espaço Cultural dos Correios (térreo do Memorial do RS, com entrada pela Travessa Sepúlveda).

Neste horário acontecerá um bate-papo com a autora e o ilustrador brasileiro, Daniel Kondo, e uma atividade voltada ao público infantil.

No lançamento, a autora fará uma atividade com as crianças utilizando o disco de Newton (um disco colorido com as cores primárias do espectro visível – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Ao girar em grande velocidade, o disco mostra a composição da luz branca.

O público também poderá conferir no local a exposição das obras do livro, das 9h às 20h. O evento está dentro das atividades da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre.

El Rojo Orgulloso tem ilustrações do brasileiro Daniel Kondo

Foto: Divulgação

Alejandra González lança seu primeiro livro na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre

Foto: Divulgação

De acordo com o crítico de arte Miguel Ángel Battegazzore, escrever e ilustrar sobre as cores é um desafio. “Na pauta, como no caso do presente livro de Alejandra e Daniel, pode-se verificar o espanto dos adultos quando lhes é explicado que os objetos não têm cor em si, mas esta cor apenas ocorre no cérebro de quem o percebe. Recorrer a uma projeção de sentimentos é uma etapa inicial, é acessar em sua maturidade a realidade científica da cor”, explica.

SERVIÇO

El Rojo Orgulloso
Quando: domingo, 6 de novembro, às 15h
Onde: Sala Moacyr Scliar – Espaço Cultural dos Correios (térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, com entrada pela Travessa Sepúlveda)

Douglas Glier Schütz é estagiário de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de Gilson Camargo, editor.

Comentários