CULTURA

50 Tons de Pretas homenageia Elza Soares no Ecarta Musical

Espetáculo, que ocorre no dia 10 de dezembro, às 18h, promete muita letra de discurso forte e luta
Douglas Glier Schütz / Publicado em 5 de dezembro de 2022
Elza Soares será homenageada pelo duo 50 Tons de Pretas

Foto: Priscilla Cesar/Divulgação

Para as artistas, a arte é o fio condutor de um engajamento espontâneo de quem traz uma bagagem cultural e social própria e plural

Foto: Priscilla Cesar/Divulgação

Dona de uma voz forte e um dos maiores nomes da música brasileira, Elza Soares será homenageada no projeto Ecarta Musical, da Fundação Ecarta. A cantora, que faleceu em janeiro de 2022, aos 91 anos, estará presente nas vozes do duo 50 Tons de Pretas, composto por Dejeane Arruée (vocal, trombone) e Graziela Pires (vocal).

O show será realizado no dia 10 de dezembro, às 18h, na Fundação Ecarta e terá transmissão pelo canal da entidade no YouTube.

Com vozes potentes, que carregam a força do discurso das músicas escolhidas especialmente para esta homenagem, as artistas irão interpretar grandes sucessos da cantora eleita a Voz do Milênio.

“Elza sempre foi inspiração para nós como artistas, como mulher preta, com toda a garra e potência que ela tinha a cada apresentação e interpretação. Ela é um fenômeno da música e da arte. Um exemplo de vida, de mulher artista guerreira, lutadora que estava sempre à frente do tempo. Trazia tudo isso para os palcos era uma explosão que transbordava talento”, afirma Graziela Pires.

A artista ainda complementa dizendo que a apresentação será uma exaltação a Elza Soares, num formato mais intimista, mostrando outro lado do duo.

“Queremos mostrar toda nossa versatilidade em um formato acústico, trazendo essa memória e essa homenagem para esta mulher preta que abriu tantos caminhos para outras mulheres pretas e artistas, assim como nós”, conclui Graziela.

Trajetória premiada

Com cinco anos de existência, a banda 50 Tons de Pretas já acumula um repertório de músicas e representatividade diverso e impactante, transitando pelo pop, o samba, o rock e a música popular brasileira.

Na sua caminhada artística, Dejeane e Graziela tratam de temas que envolvem as mulheres negras, o feminismo, a diferença de classes, a esperança de uma sociedade igualitária e o empoderamento da mulher. Entre diversos prêmios, são ganhadoras de três Troféus Açorianos de Música com o primeiro disco autoral Voa.

SERVIÇO
O quê: 50 Tons de Pretas homenageia Elza Soares no Ecarta Musical
Quando: 10 de dezembro de 2022, 18 horas
Onde: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Transmissão pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube

Comentários