CULTURA

Exposição (R)EXISTE! apresenta obras de pessoas em vulnerabilidade social na Galeria Ecarta

As produções são resultado de oficinas feitas em ocupações de Porto Alegre. Abertura será no sábado, 7 de janeiro, às 11 horas, com oficina de serigrafia
Por Douglas Glier Schütz* / Publicado em 3 de janeiro de 2023
(R)EXISTE! é uma exposição feita por pessoas em vulnerabilidade social

Arte: Dandara Morais

A mostra (R)EXISTE! tem como objetivo aproximar a comunidade desses espaços e mostrar que há vida e arte nesses locais

Arte: Dandara Morais

Como é um prédio ocupado? Como é a vida de quem mora na rua? Quem são essas pessoas? A exposição (R)EXISTE! propõe essa reflexão por meio da atuação do Projeto Ocupação Cultural (POC). A mostra, que abre no sábado, 7/01, na Galeria Ecarta, faz o espectador pensar sobre arte, realidade social e resistência.

Com pinturas, mosaicos, artesanato em recicláveis, fotos, vídeos e desenhos, o coletivo apresenta o resultado de oficinas realizadas com artistas do Assentamento 20 de Novembro, Ocupação Ksa Rosa, coletivo Peregrinos Sem Fronteiras e População em Situação de Rua – artistas do improvável.

A produção das obras ocorreu no mês de dezembro, durante três encontros, reunindo cerca de 30 pessoas em vulnerabilidade social. As obras foram feitas na Ksa Rosa com orientação da oficineira Maristoni Moura, coordenadora da ocupação localizada na rua Voluntários da Pátria, 1039.

“São encontros construídos em ocupações ou em parceria com comunidades vulnerabilizadas, promovendo acesso à cultura e à produção cultural, potencializando a existência dessas comunidades e causas no simbólico e no concreto”, detalha o curador Fernando Knup.

Arte: Divulgação

Arte: Divulgação

A rua na galeria

João Kowacs, curador e integrante da POC explica que a exposição (R)EXISTE é um convite para a comunidade conhecer mais sobre as ocupações, os territórios em disputa e como há potência e arte nesses locais.

“A exposição é fruto de uma rede de solidariedade que se fortalece com cultura, virando força para somar nas lutas”, pontua João.

“Os tempos presentes são urgentes na sua necessidade por cultura, alegria e resistência para que, juntos, somemos forças na construção de uma sociedade plural, justa e criativa”, completa Knup, que também é psicólogo, artista multimeios com vivências em ocupações culturais.

André Venzon, coordenador da Galeria Ecarta, ressalta a necessidade das galerias abrirem seus espaços para o debate da arte conectada às questões sociais e aos desafios contemporâneos.

“Essa exposição nasceu da proposta dos curadores para a Fundação Ecarta conhecer e abrir as portas da sua galeria para as ocupações culturais, cujo trabalho é essencialmente fazer a resistência por meio da arte-educação”, explica.

Abertura com oficina serigráfica

A abertura da (R)EXISTE! terá aspectos particulares, como a realização de cortejo a partir de convite aos frequentadores das feiras ecológicas da rua José Bonifácio, próximo à Fundação Ecarta.

“Será uma manhã com quitutes feitos pelo compositor e cozinheiro Cosme Rodrigues, marcando o início dessa exposição que combina arte, encontro e vida”, adianta Fernando Knup.

Logo após será realizada uma oficina de serigrafia em que será estampada a arte do cartaz da POC. A comunidade pode levar suas camisetas, bolsas ou outras superfícies para a impressão artesanal no local.

Roda de conversa sobre a arte da resistência

No dia 11/1, às 19h, ocorre uma Roda de Conversa sobre a importância da cultura em contextos vulnerabilizados pelo processo histórico.

O diálogo “Arte e comunidades vulnerabilizadas – A arte da resistência” tem como convidados a coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e integrante do Instituto Themis, Ceniriani Vargas da Silva; a historiadora e coordenadora da Ocupação Ksa Rosa, Maristoni Moura; o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufrgs, José Carlos Lemis e o psicólogo, Educador Social e integrante POC, Leonardo Oliveira.

Projeto Ocupação Cultural

Inicialmente atuando em São Paulo, o POC tem continuidade em Porto Alegre e desenvolve trabalhos com inúmeras pessoas e instituições de moradores dos edifícios ocupados.

Entre os parceiros estão o Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, a Frente de Luta por Moradia, o Movimento Nacional de Luta por Moradia, a Galeria Choque Cultural e inúmeros artistas e coletivos brasileiros e estrangeiros.

“Atuamos para que a cultura e a educação conduzam novos caminhos de encontro e fortalecimento, criando espaços coletivos potentes e cultivando a possibilidade de um mundo mais artistado, na rua, nas salas, museus e nos corpos”, completam os ativistas.

SERVIÇO
(R)EXISTE! – Coletivo Projeto Ocupação Cultural
Quando: Sábado – 7/01, 11h
Onde: Galeria Ecarta – Avenida João Pessoa, 943
Visitação: Até 5 de fevereiro, de terças a domingos, das 10h às 18h.

 

Com informações da Galeria Ecarta.

Douglas Glier Schütz é estagiário de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de César Fraga, editor.

Comentários