CULTURA

Festival Aquarela Preta descentraliza eventos culturais e promove representatividade

Do grafite ao slam, evento da cultura hip-hop reuniu dezenas de pessoas no Galpão Cultural, na zona leste de Porto Alegre
Por Douglas Glier Schütz / Publicado em 17 de abril de 2023

Festival Aquarela Preta ocorreu no último sábado

Foto: Douglas Glier Schütz

Foto: Douglas Glier Schütz

A primeira edição do Festival Aquarela Preta, promovido pelo coletivo Poetas Vivos, potencializou o alcance da cultura hip-hop no último sábado, 15 de abril. O evento, que ocorreu no Galpão Cultural, na zona Leste de Porto Alegre, contou com apresentações de DJs, danças urbanas, grafite ao vivo, batalhas de rimas e de poesias (slam).

Pautado na representatividade preta, LGBTQIAP+ e periférica, o festival reuniu dezenas de pessoas, entre participantes e artistas que apresentaram a sua arte. Durante a abertura do evento, Mariana Marmontel, que faz parte do Poetas Vivos, ressaltou que um dos objetivos do evento foi potencializar pessoas que querem viver da arte.

Mikaa se apresentando no Festival Aquarela Preta

Foto: Douglas Glier Schütz

“E não pede pra eu me acalmar, se tu me me enxerga como nega barraqueira. Eu rompo barreiras”, recita Mika na batalha de slam

Foto: Douglas Glier Schütz

Para a slammer, pessoa que participa das batalhas de poesias, Mikaela Coelho, a Mikaa, o Festival Aquarela Preta é uma oportunidade para as crianças se inspirarem, construírem personalidade e se entenderem dentro da sociedade.

A artista, que conhece o slam desde 2016, conta que foi por meio desta vertente do hip-hop que conquistou sua independência e que é possível viver por meio da arte.

A coordenadora do Galpão Cultural, Negra Jaque, explica que essas iniciativas são fundamentais para incentivar novos artistas e a autoestima das novas gerações.

“Aqui estamos promovendo a arte acessível. Quando trazemos o hip-hop de volta pra periferia, a gente está marcando resistência, promovendo um legado da cultura do próximo tempo, um legado da arte”, conclui.

Comentários