CULTURA

Oderiê Chayúa apresenta Transfronteyryça no Ecarta Musical

O show do multiartista indígena ocorre no próximo sábado, 15 de abril, às 18h, com entrada franca
Da Redação / Publicado em 11 de abril de 2023

Oderiê se apresenta na Fundação Ecarta

Foto: Vagnoia

Foto: Vagnoia

Afro e indígena da etnia Cha-Yúa, da nação Charrúa, o multiartista Oderiê Chayúa apresenta o show Transfronteyryça na Fundação Ecarta. A apresentação faz parte da agenda do Ecarta Musical e ocorre no próximo sábado, 15 de abril, às 18 horas, com entrada franca

O show traz a força do new soul e a música indígena contemporânea e eletrônica. A apresentação também mistura sintetizadores com instrumentos tradicionais orgânicos, como bongôs e marakás – instrumento percussivo de origem indígena.

A apresentação musical é guiada pelas obras musicais do EP Oblé Nderé, que na língua Chaná significa “o bom caminho” ou “bem-viver”. As composições de Oderiê abordam o apagamento e silenciamento das identidades negra e indígena, a valorização da força da ancestralidade, a denúncia dos efeitos do colonialismo, racismo e transfobia e a construção da potência poética dos povos originários.

No repertório, estão músicas como Pertencimento, Língua das Constelações, Corpo Terra, Jardim da Branquitude, Oblé Nderé e composições inéditas, como Junção Originãria, composta e produzida por Oderiê, Dessa Ferreira e Paula Posada, e O corre da selva, produzida por Oderiê com participação de Edivan Fulni-ô, entre outras produções instrumentais inéditas.

 

SERVIÇO

Oderiê Chayúa – Transfronteyryça

Quando: sábado, 15 de abril, às 18 horas

Onde: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre. Transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da Fundação Ecarta.

Entrada franca

Comentários