CULTURA

Luiza Hellena canta sua história no Ecarta Musical

Aos 78 anos, Luiza faz um show celebrando uma vida dedicada à música. A apresentação será no próximo no sábado, 27 de maio, às 18 horas, com entrada franca
Por Douglas Glier Schütz / Publicado em 25 de maio de 2023

Luiza Hellena se apresenta na Fundação Ecarta

Foto: Júlia Arbogast/Divulgação

Foto: Júlia Arbogast/Divulgação

Cantando desde os 13 anos, a cantora e compositora Luiza Hellena, 78 anos,  se apresenta na Fundação Ecarta no próximo sábado, 27 de maio, às 18 horas, com entrada franca.

O show Luiza Hellena, Uma voz, que integra a programação do Ecarta Musical, contará a trajetória de vida da artista e também sua participação no samba.

A cantora apresentará 14 canções autorais e músicas de grandes compositores. Estará acompanhada por Silfarnei Alves (violão), Heleno Goulart Rodrigues (percussão) e o músico e pesquisador Paulinho Parada (produção).

“Neste espetáculo musical a cantora declara seu amor pela música e história das mulheres invisibilizadas. Suas composições dialogam com o direito de existir sendo mulher, negra e uma senhora cantora que domina sua voz e sua vida”, resume Parada, doutorando em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Luiza: abrindo caminhos e ocupando espaços

Luiza, uma mulher negra, é voz conhecida da noite de Porto Alegre e precursora na representatividade feminina dentro do cenário musical.

Sem apoio da família e com reprovação do marido, sua carreira iniciou aos 27 anos, após dar fim ao casamento.

Nessa época, início dos anos 1970, uma mulher cantando ainda encontrava grandes limitações e preconceito de gênero.

Ao longo dos anos, se apresentou por todo o Brasil e também no Uruguai, Argentina e México.

Atualmente, a cantora prepara o seu primeiro álbum Dona Luiza Hellena e a Velha Guarda da Praiana – Uma Voz Um Encontro. O projeto também prevê a gravação de um clipe.

A sua vida e trajetória musical também é contada no documentário que leva o nome do show, Luiza Hellena – Uma Voz. Produzido por Parada, o vídeo tem 13 minutos e pode ser assistido no YouTube.

SERVIÇO
Luiza Hellena, uma voz
Quando: Sábado, 27 de maio, às 18h
Onde: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre
Transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da Fundação Ecarta
Entrada franca

Douglas Glier Schütz é estagiário de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de César Fraga.

Comentários