CULTURA

Websérie sobre violências contra surdos, idosos e trabalhadores terá estreia no Capitólio

 Em Confessionário - Relatos de Acordar, cada episódio traz depoimentos reais de diferentes grupos de mulheres vítimas de violência, interpretados por uma atriz, além de entrevistas com especialistas
Da Redação / Publicado em 29 de maio de 2023
Websérie sobre violências contra surdos, idosos e trabalhadores terá estreia no Capitólio

Foto: Confessionário - Relatos de Acordar/ Divulgação

A atriz Sandra Dani no episódio Sem medo de envelhecer da websérie

Foto: Confessionário - Relatos de Acordar/ Divulgação

Dando sequência e este projeto fundamental de reflexão sobre as violências impostas aos diferentes segmentos da sociedade, o projeto Relatos de Acordar, da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, promove dia 30 de maio, às 19 horas, um evento presencial, na Cinemateca Capitólio, a fim de reunir as pessoas em torno de temas necessários, como os preconceitos e violências crescentes em nossa sociedade nos dias atuais.

“Concretizar o projeto Relatos de Acordar, que reúne tanta gente de diferentes áreas para discutir temas cruciais que dizem respeito a todas e todos nós, é a reafirmação na crença da arte como caminho real de transformações” afirma Deborah Finocchiaro, idealizadora e diretora do projeto. “É surpreendente o quanto está mexendo com cada um dos envolvidos, desde os que fazem parte da equipe, quanto os convidados, as pessoas que entrevistamos e o público. Talvez o que mais me mova, é acreditar na possibilidade de contribuir, um milímetro que seja, por um mundo mais digno, mais justo, mais humano”, reflete a artista.

Dois projetos originais e relevantes para a sociedade gaúcha – “Confessionário – Relatos de Casa” e “Invisíveis – Histórias para Acordar” , ocorridos nos anos pandêmicos de 2020 e 2021, deram origem a um terceiro, Relatos de Acordar, onde Deborah Finocchiaro e equipe, amparadas pela emenda parlamentar da Deputada Maria do Rosário através da Organização Caminhos da Cultura, refletem sobre histórias que precisam ser conhecidas para que outras violências sejam evitadas. O novo projeto se iniciou com a live Diálogos para Acordar com Deborah Finocchiaro, Luiz Alberto Cassol e a convidada especial, Marcia Tiburi, em abril deste ano.

“A webserie Confessionário – Relatos de Casa que está no youtube, e que também foi exibida na TVE, na TV Assembleia e no Channel 95, da Lowell TeleMedia Center de Massachusett/EUA , é fundamental ao denunciar a violência doméstica e de gênero, revelando casos hediondos. Agora, na quarta temporada, chamada Relatos de Acordar, Deborah trouxe para a série a questão da invisibilidade o que tem proporcionado que as denúncias se ampliem e que as pessoas vejam e reflitam sobre o que acontece no seu dia a dia. Ao gravar a nova temporada comprovamos o quanto isso impacta a realidade cotidiana”, afiram Luiz Alberto Cassol, que assina a criação junto com Deborah.

 Em Confessionário – Relatos de Acordar, cada episódio traz depoimentos reais de diferentes grupos de mulheres vítimas de violência, interpretados por uma atriz, além de cenas gravadas das entrevistas e um profissional da área da saúde/ciências humanas, sempre em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a vida dessas pessoas, demonstrando que as violências retratadas violam o que nos é dado como direito.

As atrizes Brenda Artigas, Patsy Cecato e Sandra Dani, que dividem os episódios com a advogada Mirella Cavalcanti, a delegada Ana Luiza Caruso e a auditora fiscal Lucilene Pacini, que trarão informações e orientações de como realizar uma denúncia e como buscar ajuda e apoio às vítimas, reafirmando o caráter didático e de utilidade pública do projeto, dão vida a essas histórias que serão vistas e debatidas pela equipe  e especialistas no evento do dia 30 de maio, na Cinemateca Capitólio.

Confira a ficha técnica da websérie CONFESSIONÁRIO – RELATOS DE ACORDAR

Criação e Direção: Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol

Roteiro: adaptação coletiva a partir de relatos reais

Texto do episódio “Privada da Sua Própria História”: Patsy Cecato

Elenco: Brenda Artigas, Patsy Cecato e Sandra Dani

Preparação de elenco e voz em off: Deborah Finocchiaro

Assistência de direção da atriz no episódio “História de Uma Mulher Surda”: Adriana Somacal

Participação: Ana Luiza Caruso, Lucilene Pacini e Mirella Correia e Sá Cavalcanti

Direção de fotografia: Freddy Paz

Montagem e Desenho de som: Leonardo Cappelatti

Trilha sonora: Laura Finocchiaro

Recursos de acessibilidade: Audiodescrição – Marilaine Castro da Costa e Felipe Mianes | Legendas em português – Marilaine Castro da Costa | LIBRAS – Para Todos Acessibilidade – Ângela Russo

Assessoria jurídica: Rubia Abs da Cruz

Coordenação geral: Deborah Finocchiaro

Ficha técnica do projeto RELATOS DE ACORDAR

Idealização e Direção geral: Deborah Finocchiaro

Entrevistas: Deborah Finocchiaro, Elisete Idalgo e Gabrielle Gazapina

Projeto gráfico: Cléo Maguetta, Leandro Selister e Luciano Ribas

Ilustração: Aline Daka

Vinheta: Manoel Cardoso Magueta

Edição e revisão do projeto: Elisete Idalgo e Gabrielle Gazapina

Redator técnico: André Luis de Jesus Pinto

Administração: Elisete Idalgo

Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten

Social media: Janú Ário Jr

Coordenação das redes sociais: Gabrielle Gazapina

Produção: Companhia de Solos & Bem Acompanhados (Deborah Finocchiaro, Elisete Idalgo e Gabrielle Gazapina)

Realização: Companhia de Solos & Bem Acompanhados, Organização Caminho da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal

CONFESSIONÁRIO – RELATOS DE ACORDAR

Lançamento e exibição dos três novos episódios da websérie seguida de bate-papo com a equipe no dia 30 de maio, às 19 horas, na Cinemateca Capitólio – Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS. Entrada franca.

Episódio 1 – “Privada da sua própria história” – trabalho análogo ao de escravo

com Patsy Cecato (atriz) e Lucilene Pacini (auditora fiscal)

Texto a partir de relatos reais: Patsy Cecato

Episódio 2 – “Sem medo de envelhecer ” – violência contra idosos

com Sandra Dani (atriz) e Ana Luiza Caruso (delegada)

Episódio 3 – “História de uma mulher surda” – violência contra mulheres surdas e falta de acessibilidade

com Brenda Artigas (atriz) e Mirella Correia e Sá Cavalcanti (advogada)

Assistência de direção da atriz no episódio “História de Uma Mulher Surda”: Adriana Somacal

Voz em off: Ângela Russo e Márcia Caspari

Redes sociais da websérie:

Instagram: @confessionariorelatosdecasa @invisiveishistorias @ciadesolos

Facebook: https://www.facebook.com/companhiadesolosebemacompanhados https://www.facebook.com/confessionariorelatosdecasa

TikTok: @relatosdeacordar

YouTube: http://www.youtube.com/confessionario

Spotify: https://sptfy.com/6zVi

Comentários