CULTURA

O Reino do Arco-íris leva respeito às diferenças para os pequenos leitores

O livro narra a história de sete fadinhas de sete cores, vindas de sete reinos diferentes, que saem à procura do Reino do Arco-íris. Na viagem, junto à alegria das cores e paisagens, surge a força da união
Por César Fraga / Publicado em 24 de julho de 2023

O Reino do Arco-íris leva respeito às diferenças para os pequenos leitores

Foto: Libretos/Divulgação

Foto: Libretos/Divulgação

Já está nas livrarias O Reino do Arco-íris (Editora Libretos, 20 págs), do escritor e ilustrador Dudu Sperb. Voltado para crianças, o livro narra a história de sete fadinhas de sete cores, vindas de sete reinos diferentes, que saem à procura do Reino do Arco-íris. Nessa viagem, junto à alegria das cores, lindas paisagens se revelam e elas descobrem a graça das diferenças e a força da união.

“A diversidade é que faz do mundo um lugar bonito e interessante. As crianças têm esse entendimento de forma espontânea, pois se interessam por tudo”, conceitua Dudu.

Conforme o autor, a união é algo que elas também compreendem e experienciam no seu universo, seja em casa, na escola, na pracinha. “Elas sabem o que é uma amizade, o que é querer bem ao outro e gostam de ter amigos.

Então, imaginar que um ‘novo mundo’ pode ser descoberto ou criado pela comunhão de seres diferentes faz todo o sentido, é compreensível para elas. E para nós adultos é uma lembrança importante de que possuímos esse sentido de amor e respeito dentro de nós. Basta apenas resgatá-lo”, explica.

Nas ilustrações foi usada a técnica mista, com: lápis, aquarela, guache, ecoline, pastel e grafite. Dudu trabalhou bastante com lápis e com pincel, mas também com carimbos, alguns que ele mesmo elaborou.

Igualmente, houve ainda um cuidado com a visualidade do texto. A fonte do título, por exemplo, foi criada por ele especialmente pra esse projeto.

E para o texto interno ele buscou um tipo de letra que fosse bonita mas que permitisse às crianças que já começam a ler tentarem fazê-lo sozinhas.

Sperb é natural de Porto Alegre, formado em Artes Visuais pela UFRGS (1986) e possui pós-graduação em Metodologia do Ensino de Artes. Ilustrou o livro/CD Comptines à jouer (edição da Aliança Francesa de Porto Alegre), e os livros Mast e o Planeta Azul (Editora da UFRGS) e Lírax e Vegaluz (Editora Cassol). Desde 1988 atua também na área da música, tendo lançado seis CDs.

Além de artista visual, Dudu Sperb é músico e compôs canções inspiradas no livro  para serem apresentadas nos eventos de lançamento e nos encontros com as crianças. O primeiro evento de lançamento do livro “O Reino do Arco-íris” ocorreu no sábado, 22 de julho, com pocket show do artista.

O livro também pode ser encontrado no site da editora.

 
 

Comentários