CULTURA

Documentário mostra vida e obra de Wilson Cavalcanti

Curta resgata trajetória do desenhista e gravurista nascido em Pelotas em 1950 e foi professor no atelier de Xico Stockinger
Por Gilson Camargo / Publicado em 2 de agosto de 2023

Foto: Divulgação

Documentário retrata a trajetória de Cavalcanti, que vive em Viamão

Foto: Divulgação

A trajetória do artista visual pelotense Wilson Furtado Cavalcanti, será tema do documentário em curta-metragem Cava, que tem pré-estreia nesta quinta-feira, 3, às 19h30, com entrada franca, na Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim, no andar térreo da Casa de Cultura Mario Quintana.

Produzido por Katiana Ribeiro, o curta tem direção de Hopi Chapman, da Flow Filmes e Karine Emerich, da ph7 Filmes e foi realizado com recursos do FAC Filma RS, do Fundo de Apoio à Cultura – Pró-cultura RS FAC, Lei nº 13.490/10, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac).

A obra conta com a apoio da Fundação Vera Chaves Barcellos e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine).

Propõe um mergulho no universo criativo de Cavalcanti, que participou de inúmeras exposições, foi professor no Atelier Livre Xico Stockinger e vive atualmente em Viamão – local da próxima exibição.

Apresenta registros biográficos de seis décadas de atuação do artista, abordando sua ampla produção em gravura, pintura e desenho.

Também reúne depoimentos do próprio artista e de outros artistas e especialistas, como Anico Herskovits, Felipe Caldas, Gustavo Nakle, Julio Zanotta, Michelle Cavalcanti, Paulinho Chimendes e Vera Chaves Barcellos.

Comentários