CULTURA

Inscrições para escolas na Feira do Livro ainda estão abertas

Sessões de autógrafos de livros produzidos por escolas, com textos de alunos, para a 69ª Feira do Livro ocorrerão em dois espaços da Feira, que será realizada de 27 de outubro a 15 de novembro
Da Redação / Publicado em 10 de outubro de 2023

Inscrições para escolas na Feira do Livro ainda estão abertas

Foto: Eduardo Fernandes/Feira do Livro/ Divulgação

Foto: Eduardo Fernandes/Feira do Livro/ Divulgação

Permanecem abertas as inscrições para as sessões de autógrafos de livros produzidos por escolas com textos de alunos para a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Instituições de todo o Estado podem realizar o cadastro para a atividade que acontece há mais de 20 anos no evento literário.

As escolas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail sonia@camaradolivro.com.br .

A organização da Feira coloca à disposição, no turno da manhã, a Praça de Autógrafos, localizada na Praça da Alfândega, e o Espaço dos Autógrafos Coletivos, instalado no saguão do Memorial do Rio Grande do Sul. Os locais possuem capacidade para receber 75 e 30 pessoas, respectivamente.

Até o momento, já estão inscritas as escolas Marista Ipanema, Colégio Dom Feliciano, Colégio Romano Santa Marta, Escola Educare, EMEF Ana Íris do Amaral, Colégio Farroupilha, Colégio Marista Irmão Jaime Biazus, Colégio João XXIII, Colégio Luterano Concórdia, Colégio Estadual Cônego Paulo de Nadal, Colégio Rainha do Brasil, Colégio Maria Imaculada, Escola Aprendendo a Crescer, Escola Salvador Jesus Cristo e Colégio La Salle Santo Antônio. Neste ano, o Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre, realizará a sua 26ª sessão de autógrafos.

A Feira do Livro ocorrerá de 27 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega. O patrono deste ano é o escritor e cineasta Tabajara Ruas.

As estruturas começarão a ser montadas a partir da tarde  de sexta-feira, 13  de outubro, na Praça da Alfândega. O espaço ganhará 5000 m² de lonas para aproximadamente 1000 m² de estandes, estima a Câmara Rio-grandense do Livro, entidade que promove a Feira. Os trabalhos seguem até o dia 20 de outubro, quando as barracas dos livreiros e editoras devem reforçar a presença da Feira do Livro na Praça. A organização informa que mesmo que haja chuva a montagem prosseguirá.

Também ocorrerão atividades escolares para alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para a área infantil. As inscrições para estas atividades ocorreram em agosto e setembro.

Destaques da programação

Entre os destaques da programação deste ano, estão a escritora, médica psiquiatra, doutoranda em Letras pela USP e colunista do UOL Natalia Timerman. Além dela, estão presentes Clóvis de Barros Filho, escritor, professor, palestrante e jornalista; Nelson Motta, escritor, jornalista, compositor, roteirista e produtor musical; Sidarta Ribeiro, escritor, neurocientista, fundador e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Eduardo Spohr, escritor, jornalista e professor; Pedro Pacífico (@book.ster), advogado e escritor; e Bela Gil, escritora, apresentadora e mestre em ciências gastronômicas.

Confira a programação dos autores citados no texto

  • Natalia Timerman: No dia 28/10, a partir das 16h, no auditório Barbosa Lessa (Espaço Força e Luz – Rua dos Andradas, 1223) para o bate-papo “As pequenas chances”, em que falará sobre o seu novo livro, um romance autobiográfico de mesmo nome.

  • Clóvis de Barros Filho: No dia 30/10, a partir das 18h, no Teatro Carlos Urbim, para o bate-papo sobre ética, felicidade e autoconhecimento.

  • Sidarta Ribeiro: No dia 30/10, a partir das 17h30, no auditório Barbosa Lessa, para o encontro “Tecendo os fios da consciência: explorando os mistérios da mente”.

  • Eduardo Spohr: No dia 4/11, a partir das 17h, no Teatro Carlos Urbim, com o evento “Criação e Recriação de Mundos”, em que Spohr, junto de outros autores, montará uma história com a plateia com direito a cenário e personagens.

  • Bela Gil: No dia 5/11, a partir das 15h, no auditório Barbosa Lessa , para o encontro “Quem vai fazer essa comida? Mulheres, trabalho doméstico e alimentação saudável”.

  • Nelson Motta:  No dia 11/11, a partir das 16h, no auditório Barbosa Lessa, com o bate-papo “De Lupicínio Rodrigues aos anos de ouro do nosso cenário musical”, com o músico e escritor gaúcho Arthur Faria.

  • Pedro Pacífico: No dia 11/11, a partir das 14h, no auditório Barbosa Lessa, Pedro participará de um bate-papo sobre como os livros podem nos ensinar sobre o mundo e de que maneira a literatura ajudou na construção da sua identidade.

 Antirracismo, diversidade e sustentabilidade

Com uma abordagem voltada para questões contemporâneas e sociais, a Feira deste ano terá programações específicas voltadas ao antirracismo, a temas da comunidade LGBTQIAPN+ e sustentabilidade. Com isso, busca promover diálogos, reflexões e a valorização de diferentes grupos e perspectivas. As programações completas, com horários e locais, podem ser conferidas no link.

A programação com a temática antirracista começará no dia 28 de outubro, com uma mesa redonda sobre literatura negra: tradição e influência, com Luiz Maurício Azevedo e Fernanda Bastos, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, a partir das 18h. A jornalista e escritora Luciana Barreto fará o lançamento do seu livro Discurso de ódio contra negros nas redes sociais no dia 4 de novembro, no Auditório Barbosa Lessa – Espaço Força e Luz – (Rua dos Andradas, 1223), a partir das 19h.

Na parte da diversidade, o público terá acesso a oficinas, palestras e saraus entre os dias 28 de outubro e 14 de novembro. Um dos destaques ocorrerá no auditório do Memorial do RS, onde será lançada a coletânea de artigos Novas fronteiras das histórias LGBTI+ no Brasil, de Augusta da Silveira de Oliveira, Lauri Miranda Silva e Paulo Souto Maior, a partir das 17h do dia 5 de novembro.

Sustentabilidade

Um aspecto relevante da Feira deste ano será a discussão sobre sustentabilidade e meio ambiente por meio de seminários. Um deles ocorrerá no dia 8 de novembro, a partir das 15h, no Auditório Barbosa Lessa, com o tema “A diversidade sustenta o futuro — Homenagem a Paulo Kageyama. Biodiversidade enquanto complexidade viva: enfrentando assimetrias no decênio decisivo”, com Luiz Marques, Raquel Kubeo, Leonardo Melgarejo e José Renato Barcelos. Na ocasião, será anunciado o lançamento do livro: Agrotóxicos – impactos sobre a saúde e o equilíbrio ecossistêmico, organizado por Cíntia Teresinha Burhalde Mua e Leonardo Melgarejo, com prefácio de Ingo Wolfgang Sarlet.

Autores internacionais

A Praça da Alfândega também receberá escritores vindos de oito países diferentes. Nina Brochmann e Ellen Stokken Dahl, médicas norueguesas, desembarcarão na Capital para o bate-papo “Você pensou que conhecia seu corpo? Pense de novo!”, em 29 de outubro; Eckhart Nickel, escritor alemão, trará o debate “quando a literatura e as artes visuais se encontram em um triângulo amoroso”, em 9 de novembro; Giovanna Rivero, escritora boliviana, trará mais detalhes sobre o seu livro Terra fresca da sua tumba, evento em parceria com o Instituto Cervantes de Porto Alegre no dia 1º de novembro.

Nicolás Ferraro, argentino, participará de um bate-papo sobre o atual momento da literatura policial Latino Americana em 4 de novembro; Tereza Cárdenas, cubana, participará de um encontro no dia 4 de novembro; Luis Santos, uruguaio, fará o bate-papo “diálogos entre Brasil e Uruguai”, em 4 de novembro; Joana Bértolo, portuguesa, tratará sobre cartografias literárias no dia 8 de novembro; e Faisal Al Suwaidi, árabe-saudita, que apresentará sua obra Sob as asas dos anjos em 14 de novembro.

 

 

Comentários