CULTURA

Grupo Choros de Balcão se apresenta neste sábado no projeto Ecarta Musical

O grupo fará um passeio pelos clássicos do chorinho no próximo sábado, 10 de agosto, às 18 horas, com entrada franca
Por Bárbara Neves / Publicado em 7 de agosto de 2024
choros

Foto: Giovani Boff

O grupo foi o idealizador da comemoração do Dia Nacional do Choro em Caxias do Sul que no ano de 2019 passou a ser Semana do Choro da Serra Gaúcha.

Foto: Giovani Boff

O grupo Choros de Balcão, de Caxias do Sul subirá ao palco da Fundação Ecarta no próximo sábado, 10 de agosto, às 18 horas, no projeto Ecarta Musical, com entrada franca. O regional de choro faz um passeio pelos clássicos, com músicas e autores contextualizando cada época do gênero, considerado a primeira manifestação artística urbana popular no Brasil. Na formação, Léozão Reis no pandeiro, Eduardo Santos no violão sete cordas, Beto Scopel no trompete e Rafael De Boni, no acordeon.

Sonoridade brasileira na Serra gaúcha

Criado em 2013 em Caxias do Sul para amplificar essa modalidade, o grupo é inspirado nos grandes autores do estilo, buscando ressignificar a identidade da cultura nacional em uma cidade fortemente influenciada pela colonização italiana. O grupo foi o idealizador da comemoração do Dia Nacional do Choro em Caxias do Sul que no ano de 2019 passou a ser Semana do Choro da Serra Gaúcha.

O coletivo ganhou notoriedade ao participar de um projeto de financiamento público levando choro às praças e parques da cidade e também ao participar do Aldeia SESC, evento comemorativo aos 100 anos do samba. Além da notoriedade por participar de inúmeras programação na serra gaúcha, o grupo tem se apresentado em diferentes eventos no estado, como a Virada Sustentável Porto Alegre, no Largo dos Açorianos, em 2022 e na abertura da Noite dos Museus na Concha Acústica do Theatro São Pedro, em 2023.

Os músicos

Eduardo Santos é professor de violão, 23 anos, nascido em Caxias do Sul, estudante de música desde os 11 anos. Tem larga trajetória acompanhando intérpretes e declamadores de festivais nativistas, com várias premiações.

Leonardo Bottini dos Reis é baterista, formado em música, professor de música para crianças e adolescentes, integrante de diferentes bandas.

Rafael De Boni, acordeonista e contrabaixista, tem mais de 30 anos de carreira. Participou de inúmeros festivais, gravações e participações com bandas e artistas solo nos mais variados estilos.

Beto Scopel é multi-instrumentista, compositor, arranjador, curador e produtor musical. É sócio fundador e diretor artístico da Tum Tum Produtora, professor de trompete na Escola da Orquestra Municipal de Garibaldi e coordenador pedagógico musical na Fundação Marcopolo.

SERVIÇO
O QUÊ: Grupo Choros de Balcão
DATA: 10 de agosto, 18h – Entrada franca
LOCAL: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre/RS e transmissão pelo canal da Fundação no youtube

Bárbara Neves é estagiária de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de César Fraga.

Comentários