EDUCAÇÃO

Holding de biocombustíveis faz lance por escola metodista

Conclusão do leilão ocorrerá em 26 de setembro; a proposta envolve R$ 30 milhões e a manutenção do colégio e do patrimônio arquitetônico
Por César Fraga / Publicado em 9 de setembro de 2022
Holding de biocombustíveis faz lance por escola metodista

Foto: IE Passo Fundo/Divulgação

Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo: em 1920, em um chalé de madeira construído para acolher provisoriamente a escola, alguns estudantes metodistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mobilizaram-se para a captação de recursos e enviaram valores suficientes para a construção de dois edifícios: o Texas e o Daniel, hoje tombados como patrimônio histórico da cidade

Foto: IE Passo Fundo/Divulgação

O ECB Group, proprietária da BSBios  formalizou uma proposta de compra para o Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo (IE).

A oferta foi de R$ 30 milhões, o que fixou este como o valor mínimo estipulado no edital de leilão publicado na quinta-feira, 8. O Leilão está marcado para o dia 26 de setembro, às 14 horas.

Também no dia 8, em nota à comunidade escolar, o ECB Group informou que está participando do processo de stalking horse (modelo de leilão), vinculado a recuperação judicial da Rede Metodista, mantenedora da escola.

O documento assinado pelo empresário Erasmo Carlos Batistella, presidente da holding, garante que se confirmada essa aquisição, o objetivo da ECB é dar continuidade a operação “mantendo a escola aberta e funcionando, com a revitalização do plano político pedagógico, manutenção dos valores institucionais e agregação de atividades que venham a beneficiar um ensino de qualidade, focado em conceitos de formação integral do cidadão e com múltiplas linguagens”.

Segundo Batistella, a idéia é fortalecer a escola “com o respeito ao patrimônio histórico centenário do educandário”.

No documento, o empresário diz que, caso a holding saia vencedora do leilão, se empenhará em preservar o legado que o IE produziu ao longo da sua história para com as famílias, para a sociedade e para com seus funcionários e seus professores.

“Entendemos que a manutenção do Colégio IE é um compromisso para com a comunidade, um fator relevante que trará benefícios para toda a comunidade de Passo Fundo”, disse.

Fundando em 1920, o Instituto completou 102 anos em março. Atualmente o colégio tem 23 professores, 35 funcionários e 164 alunos. De acordo com a assessoria de imprensa da Rede Metodista, pais e funcionários estão cientes desde 2020 e a negociação prevê a manutenção das atividades acadêmicas.

“É importante reforçar que não há nenhuma venda de operações, e sim somente imóveis não operacionais no decorrer do processo”, diz a assessoria em resposta ao Extra Classe.

Sobre o ECB Group

O ECB Group, fundado em 2011 em Passo Fundo/RS, é uma holding com investimentos e participações estratégicas em negócios sustentáveis. É atual controladora de 100% da BSBIOS.

A Rede Metodista

A Rede Metodista está em Recuperação Judicial desde maio de 2021 com várias disputas judiciais. Atualmente é integrada por 11 colégios e seis instituições de educação superior, com cursos de graduação, mestrado, doutorado e especializações no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. A rede emprega cerca de 3 mil funcionários, dos quais 1.200 são docentes, e atende 19 mil alunos da educação básica ao ensino superior.

No Rio Grande do Sul, fazem parte da rede, o Centro Universitário Metodista/IPA, o Colégio Metodista Americano/Imec (Porto Alegre), Colégio e Faculdade Metodista Centenário/ IMC (Santa Maria), o Instituto Educacional Metodista/IE (Passo Fundo) e o Colégio União/ Imec (Uruguaiana).

Desde 2015, a Educação Metodista vem enfrentando uma redução significativa do número de alunos, o que provocou um forte impacto na receita e o consequente desequilíbrio financeiro. A crise das instituições metodistas de educação teve início com a mudança nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e se acentuou com o cenário econômico de recessão dos últimos anos.

Comentários