AMBIENTE

Ambientalistas pedem impugnação de audiência sobre mina de carvão

Informações sobre impacto socioambiental no estado foram omitidas por mineradora, alegam entidades que pediram a realização de novas audiências
Por Gilson Camargo / Publicado em 20 de março de 2019
Lavra Recreio, do complexo de minas de carvão da Copelmi em Butiá

Foto: Divulgação

Lavra Recreio, do complexo de minas de carvão da Copelmi em Butiá

Foto: Divulgação

Entidades de defesa do meio ambiente impugnaram a audiência realizada por determinação judicial no dia 14 de março, em Charqueadas, devido à omissão de informações sobre os impactos ambientais e sociais no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) elaborado pela empresa e falta de dados no edital, e solicitaram à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) a realização de audiências públicas em Eldorado do Sul e Porto Alegre para debater o impacto socioambiental da Mina Guaíba.

O projeto da Mineradora Copelmi, que ainda está na primeira fase de avaliação, prevê a extração 200 milhões de toneladas de carvão, investimento de US$ 1,5 bilhão e produção de 2 milhões de metros cúbicos diários de gás até o ano de 2042.

Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), o Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá) e a União Pela Vida (UPV) encaminharam na última terça-feira, 19, à presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, solicitando a realização das audiências em Eldorado do Sul e na capital, para ampliar o acesso da população às informações sobre os impactos da mina Guaíba.

De acordo com o documento, essas informações foram omitidas na audiência de Charqueadas. As entidades argumentam que a população de Charqueadas não teve acesso às informações complementares sobre o impacto ambiental da mina encaminhados pela Copelmi à Fepam, em janeiro.

“A falta destas informações no EIA/RIMA impediu que a sociedade pudesse formular perguntas e apontar questionamentos a partir destes dados, que são da mais alta relevância, como fica evidente pelos próprios temas tratados”, alertam as entidades.

As entidades argumentam que o impacto não se restringe à região de Charqueadas e Eldorado do Sul

No ofício à Fepam, destacam a necessidade de realização de audiências públicas na capital e em Eldorado do Sul, tendo em vista as implicações sociais do projeto, como impactos à qualidade da água e do ar na região metropolitana e a atividade de interesse social na produção de arroz agroecológico.

A referência é ao assentamento Apolônio de Carvalho, a segunda maior unidade produtora de arroz orgânico do estado depois de Viamão, que envolve 72 famílias de agricultores, em uma área de 700 hectares de lavouras de arroz e produção de hortaliças. Um projeto de piscicultura em implantação com financiamento do BNDES também será comprometido pela extração de carvão.

A Agapan também destaca as “peculiaridades especialíssimas da área”: Zona de Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Parque Estadual do Delta do Jacuí, Área de Proteção Ambiental do Delta do Jacuí, com presença de Mata Atlântica e Áreas de Preservação Permanente com espécies ameaçadas de extinção.

Alerta que essas características atribuem “altíssima complexidade técnica, jurídica e social ao tema, revelando um âmbito de interesse que transcende o meramente local e adota proporções nos meios políticos, administrativo e científico, sendo a capital o local mais apto a prover o amplo acesso de pesquisadores e interessados de todas as regiões do estado e as proximidades do empreendimento o local apto a receber as contribuições da comunidade atingida”.

A Fepam não se manifestou sobre o pedido de novas audiências.

Em nota, a entidade argumentou que a audiência de Charqueadas “cumpriu com uma das importantes etapas do licenciamento ambiental do empreendimento, a qual contou com a participação de 620 pessoas, cujas manifestações serão consideradas e aprofundadas, dando-se sequência à avaliação da viabilidade ambiental do projeto”.

Mais sobre a Mina Guaíba

Mina de carvão em Eldorado do Sul ameaça Delta do Jacuí

Justiça Federal suspende audiência pública sobre mina Guaíba

Assentados protestam em audiência pública sobre mina de carvão

Comentários