GERAL

Ex-deputado Adão Villaverde recebe a medalha do Mérito Farroupilha

A proposição foi do deputado Valdeci Oliveira (PT), que fez a entrega da honraria, distinção máxima concedida pela Assembleia Legislativa do RS
Por Edimar Blazina / Publicado em 19 de abril de 2023
Deputado recebe medalha

Foto: Igor Sperotto

O deputado Valdecir Oliveira (dir.) entrega a medalha do Mérito Farroupilha ao ex-deputado Adão Villaverde

Foto: Igor Sperotto

O ex-deputado Adão Villaverde recebeu nesta quarta-feira, 19 de abril,  a medalha do Mérito Farroupilha em reconhecimento ao trabalho, dedicação e comprometimento nos campos da educação, inovação e em causas públicas no Rio Grande do Sul.

A proposição foi da Presidência da Casa, em 2022, quando o presidente era o deputado Valdeci Oliveira (PT), que fez a entrega da honraria. A medalha do Mérito Farroupilha é a distinção máxima concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS).

Em seu discurso, Valdecir destacou que conceder a medalha para Villaverde é mais do que prestar uma homenagem individual. “Quando pensamos nesta homenagem, rapidamente nos demos conta de que esta seria também uma importante valorização de setores que têm atuação direta do Villa e que são altamente relevantes e indispensáveis para a sociedade inclusiva e democrática que defendemos”, explica.

O deputado destacou as gestões do homenageado como secretário de Ciência e Tecnologia e de Coordenação, Planejamento e Gestão, no governo Olívio Dutra, como presidente do Fórum Nacional de Secretários de Ciência e Tecnologia do Brasil e coordenador do projeto de atração do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (única fábrica de chip brasileira) para o Rio Grande do Sul.

“Villaverde foi ainda o autor do primeiro projeto de lei de Inovação do RS e presidiu a Comissão Especial que elaborou a Lei Kiss, em 2013”, pontuou Oliveira.

“De forma muito honrada eu recebo essa homenagem. Essa medalha é nossa. É de uma geração, de um conjunto de relações que a gente construiu nessa caminhada”, disse Villaverde durante a cerimônia, referindo-se às figuras públicas presentes na homenagem, como os ex-governadores Tarso Genro e Olívio Dutra, bem como outros representantes de diversas áreas da sociedade.

Ele lembrou ainda que apesar de não estar atuando diretamente na vida pública, a falta de um mandato não o tirou do cenário político.

“Nunca deixei de atuar nos temas aos quais tenho me dedicado uma vida inteira”, frisou.

Deputado recebendo medalha

Foto: Igor Sperotto

Os ex-governadores Tarso Genro e Olívio Dutra, bem como outros representantes de diversas áreas da sociedade estiveram na solenidade

Foto: Igor Sperotto

Atuação política

Villaverde tem quase cinco décadas de atuação política. Atuou como deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Sul por quatro legislaturas (2003 a 2015), sendo presidente da Casa no ano de 2011. Foi ainda candidato à prefeitura de Porto Alegre no pleito eleitoral de 2012, terminando em terceiro lugar.

Engenheiro por formação, atua como Professor de Gestão do Conhecimento e da Inovação na Escola Politécnica PUCRS.

É mestre em Estruturas e Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e está concluindo o doutorado em Educação em Ciências, também pela Ufrgs.

Atuou ainda como Presidente do Fórum Nacional de Secretários de CT&I do Brasil (1999 – 2000) e é detentor da honraria máxima do “Mérito Científico Brasileiro”.

É de sua autoria o projeto de lei que deu origem à primeira Lei de Inovação do RS.

A Medalha do Mérito Farroupilha é destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. A condecoração foi criada em 1995.

Comentários