JUSTIÇA

Operação Lesa Pátria cumpre mandados contra envolvidos nos atos de 8 de janeiro

São 38 mandados, 16 de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão, contra bolsonaristas que participaram de vandalismo no Distrito Federal
Da Redação / Publicado em 18 de abril de 2023

Foto: Joedson Alves/ Agência Brasil

Pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram atos golpistas são alvos de mandados em oito estados na 10ª fase da operação Lesa Pátria

Foto: Joedson Alves/ Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 18, a décima fase da Operação Lesa Pátria, que busca identificar pessoas que “participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram” os ataques golpistas do dia 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, inconformados com o resultado das eleições de outubro de 2022.

Segundo a PF, 16 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em oito estados – Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal –, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou, em nota, a PF.

A Operação Lesa Pátria segue em curso, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas. A PF abriu um canal de denúncias para identificar pessoas ligadas aos atos golpistas. As denúncias podem ser enviadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.

Presos

No Rio de Janeiro, a PF prendeu o tenente-coronel da reserva da Aeronáutica, Euro Brasílico Vieira Magalhães, um dos alvos da operação. Magalhães é acusado de alimentar um canal no Youtube com incitações ao golpe. De acordo com o STF, o militar atuou dentro do quartel do Exército em Brasília como incentivador dos atos.

Além dele, foram presos em Minas Gerais o diretor do PL em Monte Azul, Sílvio de Melo Rocha, e a candidata a deputada federal pelo PL-MG em 2022, Aline Leal Bastos Morais de Barros. Também foram presos Dalila Gonçalves de Carvalho, Sara Sany Silva e Pinto, Marco Túlio Rios Carvalho e Marco Alexandre de Araújo.

Julgamento lesa pátria

Na madrugada desta terça-feira, os ministros do STF iniciaram a análise das denúncias contra cem pessoas acusadas de participação nos atos de vandalismo de 8 de janeiro. Todas a acusações foram apresentadas pela Procuradoria-Geral da União (PGR).

Ao todo, o órgão ofereceu 1.390 denúncias ao STF. A prioridade de julgamento está sendo dada aos denunciados que continuam presos. Até o momento, 86 mulheres e 208 homens seguem detidos no sistema penitenciário do Distrito Federal por envolvimento com os atos golpistas.

Comentários