MOVIMENTO

Campanha Máscara Roxa é lançada hoje na Região Metropolitana de Porto Alegre

Dos 32 municípios, 29 já contam com a adesão de farmácias na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica. Os atendentes receberam capacitação on-line para garantir a segurança da vítima
Por Redação / Publicado em 21 de julho de 2020

Foto: Foto Leandro Molina

Coordenador do Comitê Gaúcho ElesPorElas, Edegar Pretto, colando o adesivo que identifica as Farmácias Amigas das Mulheres

Foto: Foto Leandro Molina

O lançamento da Campanha Máscara Roxa, que permite às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem seus agressores em farmácias, ocorre de forma virtual nesta terça-feira, 21, às 10h,30, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A agenda é promovida pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, e contempla as 32 cidades da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) e da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara).

Além do deputado estadual Edegar Pretto, que coordena o Comitê Gaúcho ElesPorElas, participam representantes de órgãos de segurança, governo do Estado, Poder Judiciário e movimentos de mulheres que ajudaram a construir a campanha. Ainda foram convidados proprietários de farmácias, lideranças locais e representações de instituições e da sociedade. A imprensa também poderá participar e terá espaço para perguntas ao final.

Como funciona a campanha

Foto: Divulgação

Divulgação do lançamento regional

Foto: Divulgação

Lançada no dia 10 de junho no Rio Grande do Sul, a campanha Máscara Roxa permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias em farmácias. Até o momento, farmácias de dez municípios gaúchos já receberam denúncias, em Venâncio Aires, Bento Gonçalves, Casca, Pinhal, Capão da Canoa, Vitória das Missões, Rio Grande, Pelotas, Capão do Leão e Porto Alegre.

Uma semana após o lançamento, ultrapassou o dobro do número inicial de farmácias com adesão. A campanha começou com 600 farmácias, e já são 1.314 unidades de quatro redes envolvidas. Dos 32 municípios de abrangência da Granpal, Amvars e Ampara, 29 já possuem farmácias participantes. Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, que serve para que as vítimas as identifiquem.

Os atendentes receberam capacitação on-line para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

Adesão à campanha

Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho e da campanha, lembra que qualquer farmácia pode aderir. Segundo ele, o objetivo é envolver também aquelas que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. Interessados devem entrar em contato com o Comitê: 51 991993641  e comite.gaucho.elesporelas@gmail.com.

A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no estado.

Outros lançamentos regionais

Até o final de agosto o Comitê Gaúcho da ONU Mulheres também lançará a campanha Máscara Roxa nas regiões Fronteira Oeste, Noroeste, Missões, Planalto Médio, Serra, Campos de Cima da Serra, Vale do Caí, Vale do Rio Pardo, Carbonífera e Alto Uruguai. Os lançamentos virtuais já ocorreram nas regiões Norte, Centro, Celeiro, Sul, Planalto, Alto da Serra do Botucaraí e Litoral Norte, abrangendo ao todo 186 cidades.

Dos 14 municípios da Metropolitana, 13 possuem Farmácias Amigas das Mulheres
– Alvorada (Associadas / Agafarma)
– Cachoeirinha (Associadas / Dermoca – Farmácia de Manipulação / Agafarma / Tchê Farmácias)
– Canoas (Associadas / Unifarma / Agafarma / Preço Mais Popular)
– Eldorado do Sul (Associadas / Agafarma)
– Esteio (Preço Mais Popular)
– Gravataí (Associadas / Agafarma / Preço Mais Popular)
– Guaíba (Associadas / Agafarma / Preço Mais Popular/ Tchê Farmácias)
– Nova Santa Rita (Associadas / Vida Farmácias)
– Porto Alegre (Associadas / Vida Farmácias / Boaformula Farmácia de Manipulação / Hydratus Dermatologia Farmacêutica / Agafarma / Preço Mais Popular / Tchê Farmácias)
– Santo Antônio da Patrulha (Associadas / MRA Farmácia Eireli / Preço Mais Popular / Tchê Farmácias)
– Sapucaia do Sul (Associadas / Preço Mais Popular)
– Triunfo (Associadas / Vida Farmácias)
– Viamão (Associadas / RedeFarma Viamão / Agafarma)

Dos 12 municípios do Vale dos Sinos, 10 possuem Farmácias Amigas das Mulheres
– Araricá (Associadas)
– Campo Bom (Vida Farmácias / Agafarma / Preço Mais Popular / Tchê Farmácias
– Dois Irmãos (Vida Farmácias / Tchê Farmácias)
– Estância Velha (Vida Farmácias / Agafarma)
– Ivoti (Vida Farmácias / Tchê Farmácias)
– Lindolfo Collor (Agafarma)
– Nova Hartz (Associadas / Agafarma / Tchê Farmácias)
– Novo Hamburgo (Associadas / Vida Farmácias / Agafarma / Preço Mais Popular / Tchê Farmácias)
– São Leopoldo (Associadas / Vida Farmácias / Farmácia Municipal de São Leopoldo / Agafarma / Preço Mais Popular)
– Sapiranga (Associadas / Vida Farmácias / Agafarma / Tchê Farmácias)

Os seis municípios do Vale do Paranhana possuem Farmácias Amigas das Mulheres
– Igrejinha (Associadas / Vida Farmácias)
– Parobé (Associadas / Vida Farmácias / Agafarma / Tchê Farmácias)
– Riozinho (Vida Farmácias)
– Rolante (Vida Farmácias / Agafarma)
– Taquara (Associadas / Vida Farmácias / Agafarma / Preço Mais Popular)
– Três Coroas (Agafarma)

 

*Com informações da ONU Mulheres

Comentários