MOVIMENTO

CUT-RS e centrais promovem ato estadual e solidário de 1º de Maio em Porto Alegre

Movimento terá manifestações contra as privatizações, por empregos, auxílio emergencial e vacinas, além de ações para coletar e distribuir alimentos
Da Redação / Publicado em 29 de abril de 2021
Não há segurança para o retorno das aulas presenciais no atual estágio da pandemia no estado, alertou o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci

Foto: CUT/RS

Amarildo Cenci, presidente da CUT-RS: mobilização dos trabalhadores por saúde, emprego e auxilio emergencial

Foto: CUT/RS

A CUT-RS e centrais sindicais realizam um ato estadual e solidário de 1º de Maio pela vida, no próximo sábado, das 10h às 12h, em frente à Prefeitura de Porto Alegre, para marcar o Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.

O objetivo é reforçar a luta por vacina já para todos e todas, por emprego e auxílio emergencial de R$ 600,00 contra as privatizações, por democracia, por solidariedade e repúdio ao governo Bolsonaro.

“Vamos fazer um ato simbólico, com a presença de representantes das entidades, todos e todas usando máscaras e respeitando o distanciamento entre os participantes, para fortalecer a resistência e a luta da classe trabalhadora no Rio Grande do Sul e mostrar a importância da unidade e da mobilização para enfrentar a pandemia e a política genocida de Bolsonaro, seguida aqui pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e o prefeito Sebastião Melo (MDB)”, destaca o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Vacinação, alimentos defesa do SUS

Professores e profissionais da Saúde farão manifestações por vacina para todos e auxílio emergencial

Foto: CUT-RS/ Divulgação

Professores e profissionais da Saúde farão manifestações por vacina para todos e auxílio emergencial

Foto: CUT-RS/ Divulgação

Haverá manifestações das centrais sindicais, partidos políticos de esquerda e representantes dos movimentos das mulheres, dos estudantes, do povo negro, LGBTs e do Comitê Popular de Solidariedade.

O ato será marcado por manifestações contra as privatizações, com pronunciamentos de representantes dos sindicatos dos trabalhadores das empresas públicas ameaçadas de privatização, como Corsan, Banrisul, Procergs, CEEE, CRM, Sulgás, Correios, Petrobrás, Eletrobrás, Trensurb, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Ceitec, Carris, DMAE e Procempa, dentre outras.

“Um representante dos trabalhadores da saúde, que têm sido fundamentais para o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia para salvar vidas, junto com a luta pela testagem e vacinação em massa, também será ouvido”, destaca o dirigente.

A abertura das manifestações haverá um momento ecumênico, com saudações do bispo da Diocese de Vacaria e referencial das pastorais sociais do Regional Sul 3 da CNBB, Dom Sílvio Guterres Dutra, da pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Cibele Kuss, e do coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileira e Saúde, babalorixá Baba Diba de Yemonjá. O Unamérica fará uma apresentação musical.

Arte: Reprodução

Arte: Reprodução

O ato será transmitido ao vivo pela Rede Soberania e Brasil de Fato no Facebook, com publicação cruzada na página da CUT Rio Grande do Sul, centrais, sindicatos, federações, movimentos e parcerias.

À noite, a CUT Metropolitana promove uma live cultural, das 19h às 20h30min, com transmissão das Redes, e com apresentações de artistas locais, que homenagearão os trabalhadores e as trabalhadoras.

Drive-Thru Solidário

Durante o ato e até as 16h, será realizada mais uma edição do “Drive-Thru da Solidariedade”, no Largo Glênio Peres, para coletar doações de alimentos e material de higiene para ajudar quem mais precisa nas periferias de Porto Alegre. Ao meio-dia serão distribuídas marmitas para pessoas em situação de rua do centro da capital. Estão previstas ainda coletas de alimentos na Lomba do Pinheiro, Cruzeiro e Humaitá/Farrapos.

Live nacional de 1º de Maio

A CUT, Força, UGT, CTB, CSB, NCST, CGTB, Intersindical e Pública promovem na tarde de sábado, das 14h às 17h uma live nacional, que será transmitida ao vivo pela TVT e pelo Facebook da CUT Brasil e CUT Rio Grande do Sul.

Sindicalistas e políticos vão debater a atual conjuntura política, econômica e social do Brasil, destacando o desemprego, a escalada da inflação e medidas necessárias para combater a pandemia, gerar emprego e renda e acabar com a fome e a miséria.

O evento terá a participação de artistas como Chico Buarque, Elza Soares, Renegado, Chico César, Osmar Prado, Teresa Cristina, Odair José e Lirinha, entre outros.

Comentários