MOVIMENTO

Cooperativa lança aplicativo de transporte de passageiros no RS

Serviço deverá contar com mais de 500 motoristas e estará disponível a partir de 1º de outubro
Da Redação / Publicado em 27 de setembro de 2021

Foto: Comobi/ Divulgação

Cooperativa de Mobilidade já tem mais de 500 motoristas associados no estado

Foto: Comobi/ Divulgação

A Cooperativa de Mobilidade do Rio Grande do Sul (Comobi) anunciou a ativação, a partir de 1º de outubro, de um aplicativo de transporte para motoristas que passará a operar como alternativa para demandas especializadas no estado. A entidade informou que tem 330 associados cadastrados e 230 estão na lista de espera. O novo serviço de transporte de passageiros por aplicativos vai disputar mercado com a Uber, 99, Spotify e outras plataformas que enfrentam a debandada de motoristas devido ao aumento do custo dos combustíveis, da baixa remuneração e da precarização das relações de trabalho.

“O debate sobre o alinhamento do serviço com as demandas do planejamento do transporte urbano estava maduro, e este aplicativo vai auxiliar em muito, tanto no campo público como privado”, destaca o presidente da Comobi, Márcio Guimaraes.

Na última semana, o aplicativo foi apresentado oficialmente para os motoristas, empresários e lideranças políticas da capital.

Empresas

“A demanda de transporte qualificado a empresas para todo o RS é uma realidade e a Comobi busca preencher esse segmento com uma plataforma que inclui carros com perfil executivo, além dos sedans e básicos”, explicou o dirigente.

Guimaraes destaca que o serviço deve operar como um app de transporte e como uma solução para demandas especializadas.

A presença de representantes de diversas empresas e entidades do setor privado na solenidade, bem como de segmentos da área de Transporte Público e a Administração Municipal, reforça o alinhamento do projeto com o entendimento de um sistema de transporte equilibrado e que visa reduzir custos para a população.

“Esse aplicativo é a esperança para os motoristas de aplicativos de todo o estado poderem se libertar do trabalho de uberização. No que depender do Simtrapli-RS, o aplicativo Liga by Comobi será implementado em todo o RS, podendo devolver a dignidade e o respeito ao motorista, pois é o que todos merecem porque é um aplicativo do motorista”, diz a presidente do Sindicato dos Motoristas de Aplicativos do Rio Grande do Sul (Simtrapli-RS), Carina Trindade.

Comentários