MOVIMENTO

Guaranis presenteiam Lula com canetas para reivindicar demarcação

Indígenas lembram ao presidente da República e à ministra dos Povos Indígenas que há áreas que dependem apenas de uma assinatura para serem reconhecidas
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 16 de fevereiro de 2023
Guaranis presenteiam Lula com caneta para reivindicar demarcação

Foto: Comissão Yvyrupa/Divulgação

Canetas-manifesto foram enviadas ao presidente e à ministra dos Povos Indígenas

Foto: Comissão Yvyrupa/Divulgação

Em uma ação cheia de criatividade, a Comissão Guarani Yvyrupa enviou nessa quarta-feira, 15, canetas decoradas com grafismos de sua etnia para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e para a titular do Ministérios dos Povos Indígenas (MPI) Sonia Guajajara (Psol).

A iniciativa seguida de um manifesto marcou o lançamento da campanha #DemarcaYvyrupa que pede ao governo federal agilidade na demarcação de terras pendentes apenas de assinaturas.

“Presidente Lula e ministra Sonia Guajajara: usem nossas canetas para demarcar as 12 terras” foi o texto que seguiu junto ao provocativo presente.

De acordo com a comissão que representa comunidades Guaranis do Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, doze terras na região da Mata Atlântica já estão totalmente prontas para que tenham suas demarcações devidamente homologadas.

Quatro, reforça o manifesto, “só precisam que o presidente da República assine seu decreto” enquanto oito estão prontas para a emissão da portaria declaratória do MPI.

“Essas terras só não foram demarcadas antes porque a caneta do governo anterior (Bolsonaro) trabalhou contra os povos indígenas —paralisando as demarcações de maneira ilegal quando já estava tudo encaminhado”, lembra o manifesto que foi endereçado de forma amistosa ao presidente Lula e a Sonia, tratada como nossa parentíssima.

O apelo é justificado porque o povo Guarani é o que menos foi contemplado com demarcações até hoje.

São cerca de 25 mil indígenas nas regiões Sul e Sudeste que, segundo o documento, veem as terras que dependem da assinatura de Lula e Guajajara “ameaçadas por invasões e pela devastação”.

A Comissão Guarani Yvyrupa ainda solicita que o governo federal e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) dediquem maiores cuidados para 16 terras cujos processos de demarcação estão em estágio avançado, aguardam providências técnicas.

Comentários