MOVIMENTO

Centrais fazem ato em São Paulo pela redução da Selic

CUT e demais centrais sindicais e movimentos populares pedem redução da Selic e democratização do Carf e pedem mudança nos rumos da economia
Da Redação / Publicado em 21 de março de 2023

Foto: CUT/ Divulgação

Manifestação em São Paulo criticou Selic a 13,75% ao ano e pediu mudança na política monetária

Foto: CUT/ Divulgação

No ato pela redução da taxa básica de juros (Selic), atualmente em 13,75% ao ano, e a favor da democratização do Conselho de Administração dos Recursos Fiscais (Carf), realizado nesta terça-feira, 21, em São Paulo, o presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre, ressaltou que um dos objetivos dos trabalhadores que batalharam para eleger Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a imediata mudança nos rumos da política monetária implementada pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. “A atual política de juros altos privilegia apenas os mais ricos”, ressaltou Nobre.

Foto: CUT/ Divulgação

Nobre: “Elegemos Lula para mudar política implementada pelo presidente do Banco Central. Um sabotador”

Foto: CUT/ Divulgação

“Campos Neto é um sabotador do nosso país. Por isso, nós queremos dar o recado aqui: esses caras que estão reunidos nesse conselho monetário (Copom), dizem que são independentes, mas eles foram capturados pelo sistema financeiro”, apontou Nobre. O Comitê de Política Monetária do BC está reunido para decidir se mantém a taxa de juros, aumenta ou reduz. A reunião termina na noite desta quarta-feira, 22.

O ato pela queda dos juros reuniu representantes das centrais sindicais Força Sindical, CTB, UGT, CSB, NCST, CSP Conlutas, Intersindical, A Pública e movimentos sociais como o Povo sem Medo e Frente Brasil Popular. Foram realizados atos em diversas capitais.

Foto: CUT/ Divulgação

Ato reuniu CUT, Força Sindical, CTB, UGT, CSB, NCST, CSP Conlutas, Intersindical, A Pública e movimentos sociais

Foto: CUT/ Divulgação

O tom dos discursos de representantes dos sindicatos e das demais centrais no ato em São Paulo, foi crítico ao rentismo, à administração de Campos Neto que privilegia os mais ricos com as taxas altas de juros que favorecem a especulação financeira em detrimento da maioria do povo brasileiro que tem de pagar mais de 400% ao ano dos juros do cartão de crédito rotativo, nas prestações da casa própria ou de qualquer outro bem comprado em parcelas.

A presidente da Contraf-CUT e vice-presidente da CUT Nacional, Juvandia Moreira, reforçou que somente com a queda dos juros a economia do país voltará a crescer, beneficiando a maioria do povo brasileiro.

“Essa luta contra a alta do juro é sua, é nossa. Essa luta vai definir se a gente vai ter emprego amanhã, ou não. Se vamos ter renda, ou se não gente vai estar na rua sem lugar para morar. Para ter um país melhor é preciso que o presente do Banco Central reduza a taxa de juros.  É essencial para o povo, para que a economia cresça”, disse.

A dirigente ressaltou que os juros altos encarecem toda a economia, o governo gasta mais e tem menos dinheiro para construir escolas, creches hospitais, e outros investimentos públicos, além da população ter de pagar mais na compra de um produto ou na obtenção de crédito.

Comentários