MOVIMENTO

Comemoração dos 80 anos do Sindjors ganha shows no Multipalco do Theatro São Pedro

Atividade comemorativa do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul terá música, poesia, exposição de fotografias e homenagem a vários profissionais
Por Stela Pastore / Publicado em 9 de setembro de 2023
Comemoração dos 80 anos do Sindjors ganha shows no Multipalco do Theatro São Pedro

Foto: André Feltes/Divulgação

Além de Arthur de Faria (foto), sobem ao Multipalco o Quarteto de Cordas do Theatro São Pedro, o Grupo Unamérica, os músicos jornalistas Balala Campos, Cesar Fraga (Big Zen Vodoo) e Pâmela Amaro, além dos poetas José Antônio Silva e Márcia Martins

Foto: André Feltes/Divulgação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) celebra o encerramento das atividades em comemoração aos 80 anos de existência com um evento cultural na próxima terça-feira, 12, às 19h, no Multipalco do Theatro São Pedro.

Apresentações musicais, homenagens a um conjunto de dez jornalistas, exposição de fotografias e livros fazem parte da programação aberta ao público. O evento também recolherá doações aos atingidos pelas enchentes.

No palco, se apresentam o Quarteto de Cordas do Theatro São Pedro, o Grupo Unamérica, os músicos jornalistas Arthur de Faria, Balala Campos, Cesar Fraga (Big Zen Vodoo) e Pâmela Amaro, além dos poetas José Antônio Silva e Márcia Martins recitando textos próprios e de outros jornalistas escritores.

Também terá lugar a exposição fotográfica Fotojornalismo como protagonista da notícia, com trabalhos de 14 profissionais.

A programação cultural foi construída por um grupo de jornalistas, entre eles o crítico de música Juarez Fonseca.

Medalha de 80 anos a homenageados

A solenidade fará homenagem a oito jornalistas, correspondendo um a cada década do Sindjors. Antônio Oliveira, Carlos Bastos, João Carlos Belmonte, Lauro Quadros, Paulo Gasparotto, Tânia Carvalho, Vera Daisy e Vera Spolidoro receberão a medalha dos 80 anos da entidade.

Também serão homenageados In memoriam os jornalistas Flávio Porcello e João Borges de Souza.

A menção póstuma a Flávio Porcello, que morreu de covid 19 em 2021, pretende também homenagear os 700 mil mortos na pandemia, muitos vítimas da negligência às recomendações da ciência durante a crise sanitária.

Falecido em 2022, a entidade destaca, ainda, João Borges de Souza por atuar em diferentes cargos no Sindjors no período da ditadura militar e ter sido o primeiro presidente negro do sindicato.

Foram especialmente convidados para a solenidade os presidentes contemporâneos José Carlos Torves, Celso Schröeder, Renato Dornelles, Jorge Correa, José Nunes e Milton Simas.

Fotojornalismo protagonista

Organizada pelo diretor do Sindjors e fotojornalista, Jorge Leão, a mostra fotográfica reúne trabalhos de 14 profissionais que atuaram em veículos e outros que seguem ativos no mercado.

Integram a mostra Alina Souza, André Avila, Carlinhos Rodrigues, Dulce Helfer, Guilherme Almeida, Jefferson Bottega, Jorge Aguiar, Lauro Alves, Mateus Bruxel, Paulo Dias, Raphael Seabra, Rodrigo Ziebel,Rogerio Soares e Valdir Friolin.

A seleção também esteve em exposição de forma virtual no último ano nas redes sociais.

Resistência e protagonismo

Nestes 80 anos de vida, o Sindicato vivenciou muitas histórias, lutas e conquistas com ativismo e determinação, especialmente nos 21 anos de ditadura militar e os profundos impactos da censura à imprensa, vitimando jornalistas como Vladimir Herzog e silenciando muitas vozes.

“A intenção com as festividades é convidar a categoria a estar ainda mais próxima da entidade, dialogar com a sociedade sobre o valor da informação de qualidade em tempos de disseminação de notícias falsas e a necessidade da regulação das big tecs que ameaçam a democracia”, destaca a presidenta da entidade, Laura Santos Rocha.

Na atual gestão, iniciada em agosto do ano passado, as mobilizações pela exigência do diploma como condição para o exercício profissional (PEC do diploma), a defesa da democracia, o combate às fake news e a proteção dos direitos da categoria frente às transformações do mundo do trabalho são pautas de destaque da entidade.

Importantes temas e ações vêm sendo implementadas como a inclusão de cláusulas sobre saúde mental/qualidade de vida e direitos das mulheres na Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024; inauguração da Sala de Imprensa na sede do Sindicato, criação do podcast A palavra é tua, coberturas internacionais sobre temas de direitos humanos e mundo do trabalho, remodelação do site e incremento nos perfis das redes sociais.

Um dos mais antigos sindicatos do RS

Em setembro de 2022, o Sindjors completou 80 anos e, dentro das comemorações, a entidade programou atividades para os 12 meses valorizando os principais aspectos destas oito décadas de vida da entidade, uma das agremiações sindicais mais antigas do RS.

Segundo dados do IBGE, apenas 0,3% das organizações completam mais de 54 anos de fundação.

“Foram 12 meses de eventos para marcar a data tão especial para a luta dos jornalistas. O Sindjors celebra a longevidade e sabedoria dos 80, com a energia dos 30, em uma grande festa cultural”, registra a vice-presidenta, Carla Seabra.

O Sindjors foi criado em 23 de setembro de 1942 a partir da carta oficial emitida pelo Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio dirigida à Associação Profissional de Trabalhadores em Empresas Jornalísticas do Estado do Rio Grande do Sul, que passou a representar a categoria profissional de jornalistas gaúchos por meio desse documento.

O Sindjors tem sua sede na Rua dos Andradas, 1270 – sala 133, no centro da capital.

Comentários