MOVIMENTO

Professores Solidários aumentam doações para comunidades carentes

Mais de sete toneladas de alimentos foi a quantidade total de doações distribuídas pelo projeto Professores Solidários somente no primeiro semestre de 2023, além de roupas e utensílios domésticos
Por Edimar Blazina / Publicado em 11 de setembro de 2023

Foto: Sinpro/RS

Projeto doa cestas básicas e utensílios domésticos

Foto: Sinpro/RS

O projeto, promovido pelo Sindicato dos Professores (Sinpro/RS), intensificou as entregas no primeiro semestre deste ano, alcançando comunidades carentes em todo o Rio Grande do Sul, com aporte financeiro realizado pela Associação de Ex-Docentes da Faculdade de Arquitetura de Porto Alegre UniRitter.

Em 2023, o Professores Solidários tem se concentrado em comunidades quilombolas e indígenas do estado.

“Hoje, o Professores Solidários realiza um trabalho que foca nas necessidades de cada comunidade. Fazemos um levantamento junto aos líderes locais para entender as demandas e para que possamos contribuir da melhor forma possível”, pontua Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS, uma das coordenadoras do projeto.

Foi o caso do Quilombo dos Flores, que recebeu um freezer, o qual era a necessidade primordial da localidade.

Do mesmo modo, professores do interior do estado receberam materiais de construção para recuperação de suas casas, atingidas pelo ciclone extratropical, em julho, além de doações de roupas e agasalhos para crianças e adultos.

Porém, apesar dos números que impressionam pela quantidade, o Projeto tem recebido menos doações, o que preocupa a equipe que o coordena.

“De 2022 em diante, as doações vêm caindo consideravelmente. Não podemos deixar de atender aos pedidos que chegam. Essa ajuda, por vezes, é a única que essas comunidades recebem”, explica Cecília.

Ela pontua que a principal fonte do projeto é a doação espontânea da categoria.

Vítimas de Enchentes

Em setembro, o projeto reforçou a mobilização para integrar a rede de solidariedade às vitimas de ciclone e de enchentes em diversas cidades do Rio Grande do Sul, mais especialmente nas cidades do Vale do Taquari.

Mais informações, no site do Sinpro/RS.

Comentários