POLÍTICA

Frei Betto mantém palestra na UCS, que havia sido cancelada por bolsonaristas em escola de Caxias

Evento foi transferido para a UCS. "É um sinal positivo. Sempre digo que há pessoas que, se me elogiassem, eu me sentiria muito mal", ironizou o religioso ao garantir presença na cidade
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 12 de junho de 2023

Frei Betto mantém palestra cancelada por bolsonaristas em escola de Caxias

Foto: Reprodução/Acervo pessoal

Foto: Reprodução/Acervo pessoal

Um abaixo assinado com cerca de duas mil assinaturas, a maioria de pais de alunos do centenário Colégio São José, de Caxias do Sul, RS, fez com que a instituição não realizasse mais em suas dependências a palestra As fomes do Brasil e esperanças de futuro do escritor e teólogo Carlos Alberto Libânio Christo, o frei Betto (foto).

“Frei Betto (Carlos Alberto Libânio Chisto) é adepto da Teologia da Libertação e é militante de programas pastorais e sociais”, segundo um trecho do abaixo-assinado.

O evento programado para esta terça-feira, 13, teve seu cancelamento anunciado em um comunicado aos pais dos estudantes sem maiores detalhes.

“Digo apenas que nada disso me assusta. Bom que tenham feito propaganda da conferência. Amanhã devo encontrar um público maior que o esperado. Só lamento o medo das religiosas do colégio São José diante das ameaças dos neofascistas”, afirmou Frei Betto ao Extra Classe.

O evento que é na realidade uma organização do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região e do Fórum das Entidades e Movimentos Sociais foi reprogramado para a Universidade de Caxias do Sul (UCS), às 19 horas.

O teólogo recorda que não é a primeira vez que foi censurado depois do fim da ditadura, mas aponta algo que considera um sinal dos novos tempos.

“O curioso é que as irmãs que administram o colégio me apoiaram muito quando estive preso no Rio Grande do Sul, em 1969. Agora parece que o medo falou mais alto”, lamenta.

Não é a primeira vez que cidades da Serra Gaúcha tem protagonizado cenas como o que está sendo vivenciada por Frei Betto.

Em junho do ano passado o então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux cancelou uma palestra em Bento Gonçalves por motivos de segurança.

Pelo mesmo motivo o também ministro do STF, Dias Toffoli, cancelou sua presença na na 26ª Jornada Internacional de Direito em Gramado.

Nas ocasiões, grupos ligados ao então presidente Jair Bolsonaro (PL) pressionaram empresários da região para não patrocinarem dos eventos com participação de ministros do STF.

 

Comentários