POLÍTICA

Inteligência americana identifica possível fake news de Israel contra ONU

Documento descarta envolvimento massivo de funcionários da ONU com Hamas, como havia sido apontado por Israel
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 22 de fevereiro de 2024
Relatório dos serviços de Inteligência dos Estados Unidos não encontrou envolvimento de larga escala de funcionários da agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA) com o Hamas.

Foto: UNRWA Communications

Segundo Relatório da UNRWA, até 17 de Fevereiro, um total de quase 1,7 milhões de pessoas deslocadas encontravam-se em abrigos de emergência (UNRWA e abrigos públicos), locais informais ou nas proximidades de locais de distribuição da UNRWA e nas comunidades de acolhimento. A agência da ONU diz que os abrigos estão muito congestionados

Foto: UNRWA Communications

Relatório dos serviços de Inteligência dos Estados Unidos não encontrou envolvimento de larga escala de funcionários da agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA) com o Hamas.

A informação dada pelo The Wall Street Journal, na tarde desta quarta-feira, 21, joga por terra a alegação do governo israelense de que 10% de todos os agentes da UNRWA tinham algum tipo de ligação política com o grupo palestino que deflagrou o conflito no dia 7 de outubro de 2023.

Agências de Inteligência de Israel disseminaram a ideia de que, além de militância no Hamas, havia na agência da ONU trabalhadores vinculados à Jihad Islâmica Palestina.

Cerca de 12 mil pessoas integram os quadros da UNRWA que, desde a suspeição, teve seu financiamento interrompido pelos Estados Unidos, países da União Europeia, Japão e Canadá.

Declaração do presidente Lula

A crítica ao não envio de recursos para ações humanitárias feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista coletiva na Etiópia, foi o que deu início à crise diplomática com o governo de Benjamin Netanyahu.

Lula, que não usou termos como holocausto e nazismo, tem sido confrontado pelo governo sionista que o declarou Persona non Grata no país.

Na entrevista, o presidente Lula afirmou que o que acontece em Gaza tem similaridade com o início do morticínio de judeus por Adolf Hitler.

Viés distorcido sobre ação da ONU

A interrupção do envio de recursos financeiros para a agência começou após o governo de Israel compartilhar que descobriu a ligação de pelo menos 12 funcionários da UNRWA a assassinatos e sequestros durante o ataque do Hamas.

Em sua investigação, os americanos afirmam somente ter encontrado indícios de que alguns funcionários da UNRWA poderiam ter participado dos ataques do Hamas a Israel.

De acordo com o braço noticioso da Dow Jones, que mantêm um importante índice do mercado financeiro global, a investigação americana afirma que a UNRWA tem que interagir com o Hamas, que controla a Faixa de Gaza para fornecer ajuda humanitária e que isto não significa que a agência esteja colaborando com o grupo.

O novo relatório de inteligência ainda destaca o que chama de “antiga aversão” de Israel pela agência da ONU.

“Há uma seção específica que menciona como o viés israelense serve para distorcer grande parte de suas avaliações sobre a UNRWA e diz que isso resultou em distorções”, relata fonte familiarizada com o documento para o The Wall Street Journal.

Comentários