SAÚDE

Ministério da Saúde pedirá a médicos cubanos que voltem ao Brasil para combater coronavírus

Secretário-executivo no Ministério da Saúde garante médicos cubanos, estudantes de medicina e médicos aposentados entre os cinco mil profissionais chamados para reforçar o combate ao novo coronavírus
Por César Frarga / Publicado em 16 de março de 2020
Médicos cubanos serão reconvocados pelo Ministério da Saúde

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Médicos cubanos serão reconvocados pelo Ministério da Saúde para reforçar atendimento em todo o país

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Na noite de domingo, 15, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou em entrevista ao canal GloboNews de TV paga que o Ministério da Saúde “reconvocará todos médicos cubanos que participaram do programa Mais Médicos para ajudar a controlar a epidemia do novo coronavírus”. Ao todo serão cinco mil médicos que serão distribuídos em todo o país.

Segundo Gabbardo, também serão chamados estudantes de medicina que já iniciaram o sexto ano de curso e médicos aposentados para atuar na atenção básica de saúde.

Foto: Reprodução/Videoweb

Foto: Reprodução/Videoweb

O secretário também afirmou que a medida é para ajudar a repor parte da mão de obra médica que se perde durante o trabalho, já que os médicos também sofrem com a contaminação.

“Cerca de 40% dos médicos na Itália foram contaminados, ou seja, esses profissionais foram perdidos para a doença e outros precisaram ser repostos. A gente perde no transcorrer da doença. Mesmo que os sintomas deles sejam leves, eles têm que ser isolados para não ficar transmitindo a doença para os seus pacientes”, concluiu.

 

Comentários