SAÚDE

Porto Alegre registra primeiro contágio local

Capital decretou estado de emergência na noite de terça-feira após a confirmação de oito novos contágios – estado tem 19 pessoas infectadas
Por Gilson Camargo / Publicado em 18 de março de 2020
O prefeito Nelson Marchezan Júnior e o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, concederam coletiva de imprensa, às 11h desta quarta-feira, 18, no Salão Nobre do Paço Municipal. Foram detalhadas as medidas e decretos já publicados para conter o avanço do coronavírus na capital

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

O prefeito Nelson Marchezan Júnior e o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, concederam coletiva de imprensa, às 11h desta quarta-feira, 18, no Salão Nobre do Paço Municipal. Foram detalhadas as medidas e decretos já publicados para conter o avanço do coronavírus na capital

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Em coletiva na manhã desta quarta-feira, 18, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB) e o secretário da Saúde da capital, Pablo Stürmer anunciaram que o município registrou o primeiro caso de transmissão local de covid-19. A transmissão local ocorre quando um paciente contaminado no Exterior transmite o vírus para outra pessoa em território nacional, com identificação da origem do contágio. Até agora tinham sido registrados casos de pacientes contaminados somente no exterior. De acordo com a última atualização, feita na madrugada desta quarta pela Secretaria Estadual de Saúde, Porto Alegre tem 16 pacientes com teste positivo para a doença e o estado registra, ao todo, 19 infectados. O Ministério da Saúde confirmou 346 casos confirmados de covid-19 e 8.819 suspeitos.

Marchezan reiterou que que as restrições irão aumentar “a cada hora, a cada dia, a cada semana”. Desde segunda-feira, a prefeitura publicou oito decretos, dois na noite de terça-feira após o registro de oito novos contágios confirmados, suspendendo serviços públicos e atividades comerciais para barrar o contágio de coronavírus.

“As restrições à mobilidade, ao deslocamento e ao contato físico e à aglomeração vão aumentar e, se possível, determinar o isolamento principalmente de casos com algum indícios, de contaminados e de pessoas mais vulneráveis”, ressaltou. De acordo com o secretário da Saúde, os 16 pacientes da capital estão sendo monitorados em ambiente hospitalar normal e não há casos de internação em UTI por contágio do coronavírus até o momento.

Dos 16 casos registrados na capital, dez contraíram o vírus no Exterior (França, Índia e Turquia), três por contato interestadual de pessoas que estiveram em São Paulo; uma mulher de 53 anos que contraiu o vírus por contato com um colega infectado em São Paulo, um contágio durante uma convenção na Serra gaúcha de uma pessoa que circulou por Porto Alegre e um caso em investigação por ter apresentado os sintomas 21 dias depois de voltar do exterior.

ENTRE ESTADOS – O Hospital de Clínicas de Porto Alegre confirmou o primeiro caso de infecção entre estados do novo coronavírus no país. De acordo com os exames, uma mulher de 31 anos, residente na capital gaúcha viajou a São Paulo e voltou no dia 15 com sintomas moderados da covid-19 e procurou o hospital. A paciente relatou que que trabalha com conserto de smartphones e foi Brás, Consolação e Avenida Paulista para comprar peças de reposição que não estavam chegando a Porto Alegre. Em nota, o grupo RBS confirmou que seu acionista Nelson Sirotsky está em tratamento contra o coronavírus em Porto Alegre. “Nelson voltou recentemente dos Estados Unidos e está em isolamento no Hospital Moinhos de Vento”.

Comentários