SAÚDE

Terceiro caso da variante Ômicron é registrado em São Paulo

Homem de 29 anos vindo da Etiópia desembarcou em Guarulhos, sem sintomas, mas fez o teste que deu positivo para covid-19 no último sábado, 27. A amostra foi sequenciada pelo Instituto Adolfo Lutz
Por Redação / Publicado em 1 de dezembro de 2021

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Foto: Governo do Estado de São Paulo

O estado de São Paulo confirmou nesta quarta-feira, 1º/12, o terceiro caso de paciente com a variante Ômicron no Brasil. Trata-se de um homem, de 29 anos, vindo da Etiópia. Ele foi testado no aeroporto pelo laboratório CR Diagnósticos ao desembarcar no país e não apresentava sintomas. O teste deu positivo para covid-19 no último sábado, 27. O homem havia sido vacinado com as duas doses do imunizante da Pfizer. Ele segue em isolamento domiciliar, sendo acompanhado pela vigilância do município de Guarulhos, local que reside.

A amostra deste terceiro caso foi sequenciada geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz. Além dele, outros dois pacientes, um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul, tiveram a confirmação da presença da variante Ômicron. A verificação foi feita pelo Adolfo Lutz na tarde desta terça-feira, 30 de novembro, após sequenciamento genético feito pelo laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein.

O casal havia sido vacinado com o imunizante da Janssen na África do Sul, de acordo com informações atualizadas nesta quarta-feira , 1º, pela vigilância municipal de São Paulo.

Monitoramento

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, mantém o monitoramento do cenário epidemiológico em todo o território estadual. A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético.

A pasta acompanha e auxilia nas investigações, em tempo real de todas as Variante de Preocupação (VOC = Variant Of Concern), tais como Delta, Alpha, Beta, Gamma e, agora, a Ômicron. Segundo o governo do estado, todo e qualquer agravo inusitado é monitorado pela vigilância estadual, seja proveniente de aeroportos ou portos.

Leia também

Nova variante do coronavírus: cientista recomenda manutenção dos cuidados e vacinação

Comentários