Professores da Uergs avaliam em Assembleia proposta do governo para acordo

Frente Unificada em Defesa da Uergs realiza manifestação nesta terça, 14 de julho, em frente ao Palácio Piratini, às 15h, e docentes se reúnem em assembleia às 16h, no Plenarinho da ALRS

Manifestação da Frente Unificada em Defesa da Uergs, em frente a Fazenda Estadual, no dia 3 de junho

Foto: Igor Sperotto

A negociação entre governo estadual e docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs) ganhou novo capítulo no fim de junho. Após protesto e entrega de carta de reivindicações a representantes da Fazenda estadual, em 3 de junho, o governo propôs 4,42% de reajuste salarial e cláusulas sociais aos docentes da instituição.

O Sinpro/RS e a Associação dos Docentes da Uergs (Aduergs) convocaram Assembleia de professores para o dia 14 de julho a fim de avaliar essa proposta. O encontro será às 16 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do estado (ALRS).

Também fruto da mobilização coletiva, a Uergs obteve autorização para a contratação de 31 profissionais, sendo 27 para o quadro técnico-administrativo e quatro para o corpo docente.

“Esperávamos mais, sobretudo, considerando a urgência de avançarmos nas condições de trabalho. A Uergs enfrenta uma situação muito difícil, com unidades e cursos funcionando com quadros insuficientes, docentes precisando se deslocar entre cidades para garantir o atendimento das atividades acadêmicas e falta de técnicos, analistas e servidores de apoio em várias frentes”, contextualiza a dirigente do Sinpro/RS e docente da Universidade, Viviane Camozzato. “A Assembleia vai definir encaminhamentos e a possibilidade de apresentação de contraproposta ao governo.”

Reivindicações 

Na pauta dos professores, aprovada em março, estão a demanda da reposição de perdas do poder aquisitivo dos salários com base no INPC, acrescido de 5% de aumento real, e abono salarial para compensar perdas acumuladas, especialmente por conta da não aplicação de reajustes nas datas-bases entre 2019 e 2025.

A Uergs, que completou 25 anos em 10 de julho de 2026, será homenageada no Grande Expediente da ALRS, no dia 14 de julho, a partir das 13h30. A Frente Unificada em Defesa da Uergs fará uma manifestação em frente ao Palácio Piratini por mais investimentos, contratações e fortalecimento da universidade. A Frente é composta pelo Sinpro/RS, Aduergs, Assuergs, Semapi e por estudantes.

Comentários