EDUCAÇÃO

Reitor da Unisinos rejeita homenagem do governo Bolsonaro

Padre Marcelo Fernandes de Aquino declinou de receber uma das maiores condecorações nacionais. Atitude é destaque nas redes sociais
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 30 de novembro de 2021

Foto: Unisinos/ Reprodução

Em ofício ao Itamaraty, Aquino declinou da condecoração e criticou a “incapacidade do Governo Federal de dar rumo correto para as políticas públicas para as áreas de educação, saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia”

Foto: Unisinos/ Reprodução

O reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), padre jesuíta Marcelo Fernandes de Aquino informou em ofício ao Palácio Itamaraty que não aceitará a insígnia do grau de Cavaleiro da Ordem de Rio Branco. Com um texto elegante, no ofício timbrado da universidade encaminhado à chefia do cerimonial da sede do Ministério das Relações Exteriores, o religioso que comanda uma das mais importantes universidades privadas do país reconheceu a importância da honraria e justificou que sua atitude de declinar da comenda se deu “em virtude da atual incapacidade do Governo Federal de dar rumo correto para as políticas públicas para as áreas de educação, saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia”. O gesto do reitor, anunciado na noite de segunda-feira, 29, segue repercutindo nas redes sociais.

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado Estado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) enviou ofício ao padre Aquino. “Sua atitude, temos certeza, só engrandece a Vossa Senhoria, detentor de louvável trajetória pessoal dedicada à educação, à ciência e ao desenvolvimento do nosso estado e do país, bem como à Unisinos, pela coerência entre a presente atitude de seu Reitor e o perfil acadêmico da Instituição” (…) sempre identificado pelo seu compromisso com a qualidade do ensino, a pesquisa e o progresso social”.

A filósofa, escritora e professora universitária Marcia Tiburi destacou: “Admirável a posição do reitor da Unisinos ao recusar uma condecoração do Itamaraty. Só cai na adulação fascista quem é fascista”.

 

João Cezar de Castro Rocha, professor titular de Literatura Comparada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador do CNPq em sua manifestação ainda lembrou outras atitudes recentemente tomadas por pessoas que repudiam a atuação do governo federal.

“Reitor da Unisinos recusa condecoração do governo. Seis coordenadores e 46 avaliadores renunciam na Capes. 29 funcionários entregam cargos no Inep. Cientistas recusam honraria do governo. Popularidade cai a menos de 20%”, enumerou.

Orgulho

Manifestações de “orgulho” pelo gesto de coragem do reitor e de “gratidão” à Unisinos também estiveram presentes nas redes sociais por alunos e ex-alunos da universidade.

O jornalista Alexandre Aguiar registrou: “O meu máximo respeito à @Unisinos e ao seu reitor. Universidade que formou parte da minha família e muitos dos meus amigos, hoje professores nos seus campi”, expressou.

“Por essas e outras, imaginem o quanto honrado me sinto por ter tido minha formação acadêmica nesta universidade… Isso faz a gente transbordar de orgulho. Parabéns ao padre Aquino, reitor da @Unisinos!”, postou outro ex-aluno da instituição, Gilberto Silva.

“Orgulho imenso do reitor da instituição onde fiz meu mestrado! Já tinha uma admiração imensa pela Unisinos, mas ela segue só aumentando!”, frisou o mestre em Linguística Aplicada, Andre Manteufel.

Lucas Caregnato, professor e historiador, destacou a “Lição de cidadania, bom senso e dignidade do padre Marcelo, Reitor da Unisinos. Orgulho em ser doutorando nessa instituição!”.

Gilberto Morbach, pesquisador, tradutor e editor de O Estado da Arte, cumprimentou o religioso: “Parabéns ao padre Aquino, grande professor, reitor da Unisinos, pela grandeza moral. Fez com que eu sentisse orgulho por estar vinculado a esta casa”.

Atitude segue tendência

No início de novembro, 21 personalidades renunciaram à medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Da mesma forma que a homenagem ao reitor da Unisinos, seus nomes foram registrados em decreto no Diário Oficial da União.  Na ocasião, ministros do governo e o próprio presidente da República foram condecorados com a honraria que deve reconhecer contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

Reitor não se manifesta

A assessoria de comunicação da Unisinos informou que o seu reitor não se manifestará a respeito do documento que, acentuou, vazou ontem. O ofício, segundo a assessoria, é praxe da instituição: responder a todos de forma oficialmente, como no caso do Ministério das Relações Exteriores.

Comentários