CULTURA

Extrato

Publicado em 3 de julho de 2001

Memórias de um Sobrevivente – Luiz Alberto Mendes

 Há uma leva de “memórias do cárcere” contemporâneas. Este livro é mais um dessa série. Mendes, 49 anos, cumprindo pena por homicídio desde os 19, traça aqui a anatomia do crime, revela a sedução da vida marginal e o que ela representava para um menino criado em uma família muito pobre. Companhia das Letras, 488 páginas.

 

 

Desigualdade Reexaminada – Amartya Sen

 Ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 1998, o professor indiano construiu este livro a partir de uma série de palestras proferidas na Universidade de Yale, as quais, por sua vez, tiveram como base uma obra sua de 1981, Desigualdade Econômica. O presente volume expande e reorienta o debate econômico para além da questão do bem-estar pessoal avaliado pelo domínio sobre bens e serviços. Editora Record, 308 páginas.

 

Utilizando as Competências das Crianças – Volume 1 – Jie-Qi Chen, Mara Krechevsky, Julie Viens, Emily Isberg

 Primeiro de uma série de três volumes em que os autores procuram introduzir na sala de aula as teorias inovadoras de Howard Gardner, da Universidade de Harvard, (sobre as inteligências múltiplas) e David Henry Feldman, da Universidade de Tufts, (sobre o desenvolvimento não-universal). Nesse primeiro volume, as teorias de Gardner e Feldman são explicadas em linguagem acessível e é demonstrada a utilização das mesmas em ambientes reais. Artmed Editora, 186 páginas.

 

A Globalização e o Estado Cosmopolita – Flávio Bezerra de Farias, e Conselhos Gestores e Participação Sociopolítica – Maria da Glória Gohn

Os volumes 83 e 84 da coleção Questões de Nossa Época lembram, tanto no formato quanto no conteúdo, a saudosa série Primeiros Passos, que a Civilização Brasileira lançou nos anos 80. No primeiro, Farias, engenheiro e economista, lança um olhar sobre a teoria dos Estados tendo como base a posição de Jürgen Habermas. No segundo, a cientista política Maria da Glória Gohn propõe um estudo sobre conselhos como agentes de inovação nas políticas públicas. Cortez Editora, 122 páginas cada volume.

 

Universidade Formação Cidadania – Diversos autores

Em vez de se arvorar em apontar respostas, essa coletânea de artigos assinados por uma verdadeira seleção (são 11 autores) dos mais significativos pensadores da educação nacional pretende mostrar a atualidade e a importância do debate sobre “o que é formar?”. A finalidade da educação praticada no Brasil, a preparação de professores e quem, afinal, estabelece as finalidades da educação são temas abordados por Marilena Chauí, Miguel Arroyo, Cristiano Di Giorgi, Arilda Ines Miranda Ribeiro, Yoshie Ferrari Leite, Eduardo Rinesi, Maria Suzana Menin, Maria Inez Pacheco, Alberto Albuquerque Gomes, Divino da Silva e Maria Abádia da Silva. Cortez Editora, 194 páginas.

Atualidade de Jean Piaget – Emilia Ferreiro

Os seis textos produzidos pela autora argentina e agrupados nesse volume celebram a permanência e atualidade da obra de um dos grandes pensadores do século XX. Boa parte dos textos foi produzida em 1996, quando das comemorações do centenário de nascimento de Piaget, mas eles continuam válidos assim como o pensamento do enfocado. Na introdução à edição brasileira, Emilia Ferreiro diz que Jean Piaget continuará interferindo nas construções teóricas deste novo século. Artmed Editora, 146 páginas.

Comentários