CULTURA

Galeria Ecarta promove roda de conversa sobre direito à moradia e à cultura

Evento propõe uma discussão sobre a importância da cultura em contextos de vulnerabilidade pelo processo histórico e pela precariedade habitacional
Por Edimar Blazina / Publicado em 10 de janeiro de 2023
Galeria Ecarta promove roda de conversa sobre direito à moradia e à cultura

Foto: divulgação

A ação faz parte da exposição (R)EXISTE!, inaugurada em janeiro na Galeria Ecarta

Foto: divulgação

A Galeria Ecarta promove nesta quarta-feira, 11 de janeiro, a roda de conversa Arte e comunidades vulnerabilizadas – A arte da resistência, um debate sobre a importância da cultura em contextos de vulnerabilidade pelo processo histórico e pela precariedade habitacional.

A roda de conversa tem entrada gratuita, a partir das 18h, na sede da Fundação, em Porto Alegre, (Av. Joao Pessoa, 943), e contará com representantes de movimentos sociais e especialistas.

Integram o debate a coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e integrante do Instituto Themis, Ceniriani Vargas da Silva.

A historiadora e coordenadora da Ocupação Ksa Rosa, Maristoni Moura; o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), José Carlos Lemis e o psicólogo, Educador Social e integrante do Projeto Ocupação Cultural (POC), Leonardo Oliveira.

A ação faz parte da exposição (R)EXISTE!, inaugurada em janeiro na Galeria Ecarta. Tanto a mostra como a atividade buscam propor ao espectador um novo olhar sobre arte, realidade social e resistência.

João Kowacs, curador e integrante da POC explica que (R)EXISTE é um convite para a comunidade conhecer mais sobre as ocupações, os territórios em disputa e como há potência e arte nesses locais.

A exposição segue em cartaz na Galeria Ecarta até 5 de fevereiro, com entrada franca.

Comentários