EDUCAÇÃO

Abertas inscrições para a edição 2002 do FAQ

Publicado em 24 de dezembro de 2001

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do FAQ – Fundo Rotativo de Apoio à Qualificação Docente – programa, instituído pelo Sinpro/RS em 1999, que concede financiamento parcial para auxiliar os professores no desenvolvimento de seu projeto de pós-graduação. Para essa edição, foram definidas dez vagas, duas para doutorados e oito para mestrados. O prazo de inscrição encerra no dia 29 de março e o sorteio ocorrerá no dia 20 de abril, às 14 horas, na sede estadual do Sindicato (Avenida João Pessoa, 919, Porto Alegre).

Segue encartado nessa edição do Extra Classe, uma ficha de inscrição ao FAQ. Professores interessados e que atendam os requisitos (confira quadro ao lado) devem preenchê-la e colocar numa caixa dos Correios. Não é necessário selar. As inscrições também podem ser feitas pelo site do Sindicato www.sinpro-rs.org.br ou diretamente na sede do Sinpro/RS. “A inscrição somente será concluída mediante a entrega de cópias da CTPS (qualificação e contrato de trabalho) e a declaração da instituição de ensino provando a seleção no Programa de Pós-Graduação”, destaca Cecília Bujes, diretora do Sinpro/RS.

O Fundo Rotativo de Apoio à Qualificação Docente – FAQ – tem servido como ferramenta de apoio fundamental a dezenas de professores associados ao Sinpro/RS na busca da qualificação profissional. É o caso da professora Eveli Seganfredo, de Porto Alegre, que foi uma das sorteadas para receber o auxílio de mestrado na edição do ano passado. Para Eveli, o FAQ é fundamental. “Basicamente não é um valor alto, mas tem muito mais o valor simbólico do incentivo à pesquisa, que preocupa a categoria, e que até então não havia se materializado de forma tão concreta”, avalia. “É uma conquista que pode ser melhorada, pode vir a ser uma bolsa. Enfim, é o início de um projeto importante.”

Carlos Alberto Wieck, de São Leopoldo, avalia a importância do FAQ: “É o tipo de apoio que a gente poderia perfeitamente receber das escolas onde lecionamos. O mais importante é que, com o reembolso do auxílio pelo beneficiado, outros professores podem continuar a se beneficiar com o programa”.

Eliana Perez de Moura, de Pelotas, foi a beneficiada com o auxílio do FAQ para uma das duas vagas para doutorandos em 2000. Para ela, o FAQ tem significado uma maneira mais tranqüila de atingir a qualificação docente que procura. “O apoio do FAQ é bastante importante na medida em que a gente conta com poucas condições de apoio institucional para conseguir qualificação profissional”, diz. Eliana salienta a eficácia do programa instituído pelo Sinpro/RS. “Em termos práticos, é notável a regularidade do FAQ. Outra bolsa que tenho já atrasou os pagamentos até por três meses, o que nunca aconteceu com o FAQ”.

Comentários